PS acusa PSD de se ‘distrair’ com projectos pessoais

Na reunião de câmara desta quarta-feira, os vereadores do PS aproveitaram para fazer uma declaração política que visa, sobretudo, “frenesim pré-eleitoral que se vive na coligação PSD/CDS, na Câmara de Gaia, nomeadamente no que respeita às movimentações e notícias públicas de conflitos e disputas pela sucessão ao Dr. Luís Filipe Menezes”.

Os socialistas salientam que “esta guerrilha está a pôr em causa a coesão no município, desde logo entre os vereadores da maioria, que se desdobram em entrevistas individuais ou colectivas a jurar apoio ao candidato A, B ou C, ou em actos de hostilidade uns contra os outros”. Para os vereadores da oposição “este clima de guerrilha, que só prejudica o município, surge numa altura tão difícil para o município e para o país, e manifesta uma febril disputa por lugares”.

Mas a declaração tem dois alvos. A primeira “situação intolerável” diz respeito “à participação assídua de vereadores de outros municípios em iniciativas da câmara municipal de Gaia, mantendo um pé de cada lado”, uma clara alusão a José Guilherme Aguiar que tem estado presente em alguns eventos no município.

A segunda situação tem um destino muito incisivo: Marco António Costa. Segundo os vereadores da oposição, é “sinistra” a forma como o ex-vereador da câmara tem agido. Por exemplo: “o secretário de Estado da Segurança Social tem estado a gravar vídeos promocionais para exibir nos passeios da Terceira Idade organizados pelas juntas de freguesia de Gaia. Ao que se sabe, o secretário de Estado da Segurança Social, um dos muitos nomes do PSD apontados a Gaia, só participa nos passeios da Terceira Idade de Gaia, na condição de secretário de Estado; do ponto de vista das suas funções nacionais, isso revela uma total falta de sentido de Estado, uma efectiva discriminação e um oportunismo latente. Do ponto de vista local, manifesta um aproveitamento populista que as pessoas percebem e que só retira dignidade aos actos”.

Mas os socialistas vão ainda mais longe: “A questão está a atingir as raias do ridículo nesta luta pelo poder, ao ponto de recentemente ter sido exibido um vídeo promocional do secretário de Estado da Segurança Social num passeio da Terceira Idade de uma freguesia de Gaia, aludindo à sua pessoa e enviando cumprimentos. Ora, sabe-se que o Secretário de Estado da Segurança Social não está a fazer isto nas restantes freguesias do país, o que revela um enorme oportunismo no exercício de funções nacionais tão importantes, postas ao serviço das suas aspirações locais”.

Na declaração política, o vereadores criticam Marco António por “abandonar” Gaia para outros voos políticos, porém, “agora que se percebe que a coisa está a correr mal, mantém um pé em Gaia para o que der e vier, contribuindo activamente para as guerrilhas que se vivem no município. Pode perceber-se daqui uma falta de concentração nos dossiers deste Ministério, o que tem levado a erros e equívocos, uns atrás dos outros, que estão a lesar os cidadãos”.

Por tudo isto, os socialistas apelam “ao bom-senso”, ainda mais porque ainda falta mais de um ano para as Autárquicas. “As pessoas merecem que os políticos se dediquem às suas tarefas, em vez de se distraírem com projectos pessoais. Percebe-se a nervoseira que vai na coligação em Gaia, face à ausência de norte e de projectos para continuarem a liderar o município; mas as pessoas estão primeiro, e merecem empenho e trabalho até ao último dia do mandato”. Quanto mais não seja porque toda esta situação “fica muito cara a Gaia e aos gaienses, e impede a concentração no trabalho que cada um tem que fazer”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s