Santos Populares em Vila d’Este

Helder Reis apresenta festa com Marchas Populares e ajuda Associação Protetora da Criança

O Pólo Integrado para a Empregabilidade e Vida Ativa (PIEVA) de Vila d’Este, uma acção imaterial desenvolvida pela Gaiurb no âmbito da 2ª fase da reabilitação da urbanização, vai promover um evento de verão subordinado ao tema “Santos Populares”, na próxima sexta-feira, dia 29 de Junho, a partir das 21h00, ao ar livre, no espaço que medeia o Pavilhão e Piscina municipais.
Trata-se de uma iniciativa que visa, também, ajudar a Associação Protetora da Criança, através da angariação de bens alimentares ou de higiene pessoal. Esta IPSS está sedeada em Valadares e presta auxílio a 30 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 2 e os 18 anos.
As dificuldades inerentes às medidas de austeridade no País têm criado numerosos constrangimentos financeiros a esta IPSS que, para além da prestação de serviços sociais que desenvolve há 56 anos, pretende ainda alargar a resposta a Jardim de Infância e Pré-Escolar.
A festa começa com um momento de animação, com pinturas faciais, moldagem de balões e animação circense, prolonga-se com uma atuação do rancho infantil “Amigos do Jardim”, seguindo-se o projeto Alquimia “Ruínas do Tempo”. As marchas dos santos populares iniciarão o desfile às 21h30, seguindo-se um espetáculo de danças andinas e, para encerrar a noite festiva, uma perfomance de fogo e um bailarico popular com atuação de Manuel Branco.
A marcha “Santos Populares” é composta por 33 elementos que frequentam as atividades desenvolvidas pelo PIEVA, com idades compreendidas entre os 3 e 82 anos. As indumentárias e os artefactos utilizados foram confecionados pelos próprios utentes do projeto social da Gaiurb com recurso a materiais recicláveis.
Foram cortadas cerca de 10 mil flores em papel para confecionar os arcos. Os participantes sairão a pé das instalações do pólo 2 do PIEVA, situado no lote 73 de Vila d’Este, chegando ao local do evento 15 minutos depois.
Esta ação promovida pela Gaiurb, através do PIEVA, tem como objetivo adaptar as modalidades de intervenção às necessidades da comunidade, promover a inclusão social, apoiar projetos de vida e valorizar a comunicação intergeracional.

Siga-nos no Facebook

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s