Menos impostos municipais em 2013

Menezes e oposição juntos na diminuição de impostos no próximo ano.

“Chega de austeridade. Em Gaia, no próximo ano, vamos baixar impostos”. Este é o modelo em que o presidente da câmara aposta para “criar condições para o crescimento”. E Filipe Menezes explica a fórmula: “Neste momento, o enfoque vai para as taxas sobre as empresas, com vista ao relançamento da economia. Vamos baixar a derrama, as taxas municipais na área do urbanismo (podendo existir taxa zero nalgumas áreas). Também vamos baixar o IMI e, porventura, à taxa zero durante vários anos”.

Assim sendo, os gaienses podem contar com uma carga fiscal municipal mais leve. O autarca assegura que, desta forma, conseguirá minimizar os “sacrifícios” a que a população está sujeita, evocando que qualquer medida contrária “seria contraproducente”. “Se, neste momento, fôssemos aumentar impostos ou diminuir salários ou tirar mais direitos sociais, o que íamos ter era mais crise, mais desemprego e era uma bola de neve”. Menezes quer travar com a austeridade no município, já no próximo ano e aproveitou para aconselhar o Governo a fazer o mesmo e procurar “encontrar o equilíbrio”.

Vereadores da oposição satisfeitos com esta proposta pensada pelo PS-Gaia

Eduardo Vítor Rodrigues está visivelmente satisfeito com esta tomada de posição. Até porque “esta proposta que o presidente da câmara agora anuncia foi assumida pelo PS-Gaia numa reunião com o Dr. Menezes há cerca de uma semana. De facto, o PS-Gaia tem vindo a queixar-se dos exageros de taxas e impostos municipais de Gaia, como sucede ano após ano. Ficamos muito felizes por, desta vez, a nossa voz ter sido ouvida, naquilo que consideramos ser, no mínimo, uma proposta conjunta”.

O vereador assegura que, apesar de ser uma ideia socialista, prefere que “ o Dr. Menezes anuncie estas medidas como suas, do que mantenha as taxas. Mas estas medidas são muito mais do que um anúncio, são uma proposta concreta do PS-Gaia no âmbito da preparação do Regulamento de taxas e do Plano e Orçamento para 2013”.

Os vereadores do PS-Gaia propuseram a diminuição do IMI em projectos de reabilitação urbana, a diminuição da taxa de resíduos sólidos, que onera a factura da água, a diminuição da Derrama para empresas que contratem trabalhadores, e as taxas de urbanismo.

Mais ainda, “dando cumprimento à efectiva preocupação com os gastos exagerados e pouco explicados, assumimos a necessidade de repensar o peso das empresas municipais em Gaia, nomeadamente e prioritariamente a Gaianima”, salientou o socialista.

Siga-nos no Facebook… clique aqui!

Anúncios

9 comentários a “Menos impostos municipais em 2013

  1. Era bom que as preocupações autárquicas incluíssem toda a cidade e não só onde passa a procissão.A câmara só se tem preocupado com o litoral esquecendo-se das periferias maioritariamente habitadas por pessoas idosas que também pagam impostos.Estou-me a referir, por exemplo a Quebrantões, Oliveira do Douro, que só é recordado em tempos de eleições.

  2. Mario Rodrigues, subscrevo inteiramente o seu comentario. bem haja!!!
    vitor marques/ mafamude

  3. Pessoal, deixem se dessas coisas pois c eleições ou n, eu espero mm q ele vá p a frente c essa ideia, pois c tanta despesa q temos, n podemos dar ao luxo de orgulhos. Sejamos realistas! Bolas, o imi só devia ser apartir do momento em q a casa real/ é nossa…..enfim, é um imposto tão injusto…..compramos a casa, andamos a pagar uma vida inteira…..tantos sacrificios e ainda nós cai nas nossas contas o imi…..tanta coisa q podia dar as minhas filhas c este dinheiro e n dou……Por isso pessoal, o sr. presidente q baixe o imi q bem precisamos. Nós tb tinhamos uma taxa elevada, mais q no porto e n entendo o pq, mas…..enfim!!!!

  4. Vai ser dificil Vila Nova de Gaia ter um Presidente de Câmara como o actual, por isso só posso lamentar esta lei de limitaçao de mandatos, não tenho bandeira partidária, simplesmente só tenho que valorozar todo este excelente trabalho que vai ser deixado pelo actual Presidente e não é só no litoral,quem se disposer conhecer melhor o nosso Concelho terá opinião diferente e certamente ainda que lhe custe irá admitir que tenho razão na minha avaliação.
    Bem haja Sr.Presidente

  5. Espero que sim, que se preocupem um pouco mais com quem não tem voz, estou-me a referir aos velhos, nas periferias escondidas da majestoso centro da cidade.Se quiserem posso indicar algumas dessas injustiças em especial com o pagamento escandaloso do I.M.I.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s