Alguma luz ao fundo do túnel em Valadares

Após a agitação de ontem, a Cerâmica de Valadares prometeu pagar 400 euros a cada trabalhador ainda esta quinta-feira. O restante do ordenado de fevereiro deve estar na conta dos operários até ao final da semana desta sexta-feira.

“A administração garantiu-nos que está a fazer tudo por tudo para desbloquear o dinheiro que falta. E o facto de nos garantirem o pagamento de alguma coisa, fez-nos esperar até amanhã para ver se pagam o que falta. Não há muito mais que se possa fazer. Há famílias desesperadas, sem dinheiro para comer, sem luz em casa, sem dinheiro para os bens essenciais. É esse desespero que nos obriga a acreditar que desta vez será mesmo cumprida a promessa”, explicou um elemento da comissão de trabalhadores.

Com esta medida, os trabalhadores deverão voltar ao trabalho na próxima semana, ainda que o salário de março não esteja ainda garantido.

Ontem, os trabalhadores prometeram voltar a bloquear a entrada da cerâmica, caso a administração não pagasse o salário em atraso. “Vamos voltar a não deixar entrar ou sair as mercadorias, até nos pagarem”, revelaram. E não compreendem como é que “a administração está a deixar a fábrica cair, com tanto trabalho que há!”. Alguns dos trabalhadores mostraram estar a passar por grandes dificuldades económicas com todo este processo. E, enquanto esperavam por uma “satisfação” da empresa, foram gritando: “É mesmo necessário o pagamento do salário”.

Segundo a comissão de trabalhadores, há a garantia que a cerâmica tem algumas encomendas de volume avultado, porém, não tem financiamento a curto prazo para os salários nem para as matérias primas de qualidade. No entender do representante sindical, Augusto Nunes, “esta administração já não tem condições para ficar à frente da empresa”. Até agora, “não tem cumprido os acordos que tem feito”.

De salientar que são precisos cerca de 360 mil euros para o pagamento dos  salários de fevereiro, sendo que, desde esta quarta-feira, a administração já tinha conseguido desbloquear no banco cerca de 160 mil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s