Menezes ‘chama’ Marco António Costa para Gaia

Presidente da câmara municipal confessa que gostava de ser sucedido na autarquia pelo atual secretário de Estado da Solidariedade Social. Caso não se confirme este regresso, José Guilherme Aguiar, César Oliveira e Firmino Pereira são os nomes mais falados como hipóteses para encabeçarem, em 2013, a futura lista da coligação PSD-CDS/PP no concelho

Marco António Costa. Sem mais rodeios, este é nome preferido por Luís Filipe Menezes para a própria sucessão no cargo de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Numa altura em que muito se especula sobre a figura do PSD que irá encabeçar a lista no concelho nas Autárquicas de 2013, o ainda líder politico do município aproveitou a presença no 34.º congresso social-democrata, realizado este fim de semana, para tirar todas as dúvidas.

“Ele [Marco António Costa] seria um excelente candidato. Foi um excelente vice-presidente. É muito popular em Gaia e as pessoas sabem que é muito competente”, confessa Menezes. “É a minha primeira opção e tudo farei para que ele seja candidato”, acrescenta.

Mas esta tomada de posição pública há muito havia sido defendida no passado. Várias foram as posições manifestadas pelo autarca de Gaia em abono de Marco António Costa na sucessão, principalmente enquanto este ocupava o cargo de número dois da edilidade. Esta foi, então, a primeira vez que falou do ex-companeihro do executivo, agora que este ocupa o cargo de secretário de Estado da Solidariedade Social do atual Governo e ainda a única figura a permaner na renovada Comissão Política Nacional do PSD.

Com mandato suspenso na câmara de Gaia e a dois anos das eleições, a bola está agora do lado de Marco António Costa. O regresso ao concelho é uma forte possibilidade, mas a decisão parace por tomar. “Se ele não quiser ser candidato, não será por isso que o PSD não ganhará as eleições em Gaia”, registou Luís Filipe Menezes, concluindo que este tem sido um dos temas de conversa que tem mantido regularmente com Pedro Passos Coelho, sendo certa a forte e provável possibilidade de deixar a autarquia de Gaia para atravessar o Rio Douro rumo à câmara do Porto.

Alternativas

A ver pelas palavras de Luís Filipe Menezes, Marco António Costa está na linha da frente para a sucessão. Todavia, caso assim não seja, alguns nomes se levantam na altura de se especular sobre quem irá então tentar manter o executivo da câmara para a coligação PSD-CDS/PP, que dura desde 1998.

Firmino Pereira, atual vice-presidente da autarquia, aparece aqui por inerência ao cargo que ocupa desde a saída de Marco António Costa para o Governo. Este dificilmente reunirá o consenso da maioria dos militantes do município, mas é sempre um nome a ter em conta para o futuro. Há ainda a possibilidade de César Oliveira. É ele quem lidera a Assembleia Municipal de Gaia, é muito respeitado no concelho e junto das coletividades, bem como carrega às costas o fardo da personagem de diplomata do PSD gaiense. Por fim, José Guilherme Aguiar. O ex-líder da Gaianima e ex-vereador do terceiro mandato de Menezes está hoje na Câmara Municipal de Matosinhos, tendo como responsabilidade o pelouro do Desporto. Entre as três hipóteses, é a figura mais mediática em termos nacionais e com maior notoriedade em Gaia, mas tudo irá depender da final posição que Luís Filipe Menezes venha a defender, caso Marco António Costa então decida não avançar.

Ainda com o tema da redução das freguesia no novo mapa de reordenamento do território em marcha, a verdade é que a procissão ainda vai no adro. Aliás, não se pode descorar a hipótese de alguns destes  quatro nomes estarem englobados na mesma lista de candidatura, jogando-se assim, com Menezes por fora, o tudo por tudo para manter a câmara com as mesmas cores. Posto isto, o mais provável  é a estratégia do PSD, em parceira com o CDS/PP, só ficar totalmente alinhavada lá para o final do verão. Até lá, as manobras políticas continuam nos bastidores da cena pública nacional.

Anúncios

3 comentários a “Menezes ‘chama’ Marco António Costa para Gaia

  1. Quatro nomes. Um não é de Gaia. Outro anda sempre mais preocupado em beber uns copos. Ainda um outro apenas com perfil para número 2 ou 3. E, por fim, o único com potencial para fazer com que o concelho continue a ter protagonismo mediático. Para mim, só José Guilherme Aguiar pode ser o futuro presidente da câmara. Porquê? Primeiro porque é gaiense. Depois porque não anda a cambalear pelo tabuleiro de baixo da Ponte D. Luís. Terceiro porque tem perfil para número 1. E, por último, porque tem com ele o mediatismo necessário para melhor defender esta terra com enorme potencial.

    • São pontos de vista,para mim esses não são os meus,pois nunca vi nenhum a cambalear pela ponte,e o que tem feito mais por V.N.Gaia é o Firmino Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s