Está a chegar o Fantas

A 32ª edição do Festival de Cinema Internacional do Porto, que irá decorrer Rivoli -Teatro Municipal, entre os dias 20 de Fevereiro e 4 de Março, será dedicada ao Futuro. Um futuro incerto provocado pela situação que o mundo e particularmente o país atravessam. Para tal, o Fantas propoem-se a levar a cabo, ainda antes da entrada nas várias secções que compõem a competição oficial, um fórum sob o tema “O futuro agora”. Este debate será realizado em colaboração com diversas entidades e personalidades da ciência e das artes, num cruzamento com o cinema, sendo coordenado pela directora do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira. Integram este fórum, um ciclo de conferências sobre os mais variados temas, com múltiplas visões do futuro em áreas tais como o Teatro, a Literatura, a Arquitetura, no lado das artes, e a Óptica, a Robótica, as Ciências Biomédicas, a Física, a Medicina, a Política, o Jornalismo, a Web, ou os Têxteis, no lado da ciência. Estas conferências realizar-se-ão nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro e terão lugar no Rivoli – Teatro Municipal, da parte da tarde.
Durante todo o período do Fantasporto, irão também desenvolver-se Workshops e demonstrações de  Óptica e Robótica, em parceria com a Universidade do Porto. No dia 24 de Fevereiro irá ser inaugurada uma exposição sobre o tema “Porto, Fantasporto & Blade Runner – Holograma”, com a apresentação de um novo holograma gigante, criado especialmente para o evento, pelo Museu da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo em conta a comemoração especial dos 30 anos do filme “Blade Runner”, aquele que é considerado o verdadeiro filme de culto do Fantasporto.
Ainda sobre o signo do futuro, o Fantasporto integrará, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro, uma selecção de filmes de ficção científica, os quais foram encomendados às escolas de cinema portuguesas e a produtores independentes de novos filmes. Filmes científicos que serão complemento das conferências e que irão ser exibidos no Pequeno Auditório do Rivoli.
Quanto ao cinema, logo no chamado pré-Fantas, que antecede a competição oficial, e porque estaremos então em plena época de carnaval, o sempre considerado “pior cineasta do mundo”, o grande Ed Wood, é alvo de uma homenagem especial. Para isso serão exibidos, nas noites de segunda e terça-feira de carnaval, filmes deste cineasta que são considerados por muitos como filmes de culto. A ingenuidade dos efeitos especiais e o aparente amadorismo dos actores, fazem com que as suas obras sejam momentos delirantes de pura comédia. Mas nem só de comédia vive o carnaval. Há também lugar para as máscaras, e aqui a personagem de Drácula assume um lugar de protagonismo na edição deste ano do Fantasporto. Nos 100 anos da morte de Bram Stoker, é recuperada a obra prima de Francis Ford Coppola “Bram Stoker´s Dracula” que será antecedida pela exibição do clássico do expressionismo alemão “Nosferatu” de F. W. Murnau. Duas visões sobre o monstro, numa sessão dupla em plena tarde de carnaval. Como foi dito atrás, também se comemoram os 30 anos sobre “Blade Runner”, filme que foi exibido na edição de 1982 do Fantasporto em antestreia, e que é um ícone do festival, simbolo da concepção de cinema e da visão do fantástico e do imaginário, do Fantasporto. Poderá ser vista a versão em suporte digital do “final cut” deste filme, no Pequeno Auditório do Rivoli.
Na edição deste ano, irão ser exibidas cerca de 120 longas-metragens e de 250 curtas-metragens, representando 33 países. Sendo que 90% serão inéditos em Portugal com uma antestreia mundial e outra europeia. 87% dos filmes são Europeus ou em co-produção com a Europa, o que levará a que o número de presença de convidados em representação dos filmes a concurso seja maior do que o habitual. Serão quatro as secções em que os filmes estarão em competição: Cinema Fantástico; Semana dos Realizadores; Cinema Português; e Premiere e Panorama. Como já se tornou habitual nos últimos anos, a 32ª edição do Fantasporto, encerrará com o tradicional Baile dos Vampiros, que este ano se muda de malas e bagagens para o Hard-Club, situado no Mercado Ferreira Borges. MAL

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s