Mega Evento de Suporte Básico de Vida em Coimbrões

No passado dia 20 de Novembro, o Serviço de Anestesiologia e Emergência Intra-Hospitalar do Centro Hospitalar Gaia/Espinho organizou o primeiro Mega Evento de Suporte Básico de Vida, que contou com a adesão de 11 escolas secundárias (nove de Gaia e duas de Espinho), num total de 180 alunos que frequentam o 11º e 12º anos, nas opções de Saúde e Desporto. O objectivo foi ensinar a salvar vidas. Saber avaliar uma vítima em colapso, pedir ajuda ao 112 em tempo oportuno e fazer compressões torácicas eficazes e ventilação boca a boca, foram os principais ensinamentos que os profissionais vão transmitir aos jovens.
Com recurso a manequins de treino de Suporte Básico de Vida, os profissionais do Serviço de Anestesiologia e Emergência Intra-Hospitalar do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, com a colaboração de elementos do INEM, ensinaram aos jovens do ensino secundário os passos básicos para salvar a vida de uma pessoa em colapso. No fundo, pretendeu-se que estes jovens fiquem preparados para agir numa situação de emergência e que sejam, eles próprios, transmissores destes ensinamentos para familiares e amigos.
O primeiro Mega Evento em Suporte Básico de Vida realizou-se no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões e contou com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a ERS e o INEM como parceiros institucionais.
Na Europa há registo de cerca de 700 mil paragens cardíacas por ano. Nestes casos, actualmente, a sobrevida à data da alta hospitalar é de 5 a 10%.
Desta forma, a intervenção das testemunhas antes da chegada da equipa de emergência é determinante, o que, de acordo com a organização, “torna eventos como este fundamentais da nossa rotina, pois constituem um treino na educação da população mediante uma vítima em colapso”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s