Gaia reforça Matemática a 300 crianças carenciadas

“Pelo quinto ano consecutivo, o município de Gaia dá continuidade ao projecto “Divertir com o Saber”, que visa melhorar as capacidades das crianças na compreensão e no gosto pela Matemática. É um projecto pioneiro em Portugal e na Europa, na medida em que pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam o 1 e 2 ciclos”, afirmou o administrador da Gaiurb. Esta empresa municipal promove a iniciativa, em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

André Correia apontou outras mais-valias do “Divertir com o Saber”, numa altura em que as famílias residentes no parque habitacional social vivem maiores dificuldades, decorrentes da crise económica e financeira do país: “O projecto permite que as famílias destas crianças ultrapassem as dificuldades financeiras com explicadores privados para obter melhores resultados e possam suprir alguns estigmas e resistências à disciplina”.

A abertura do presente ano lectivo, que decorreu no sábado em todos os empreendimentos sociais de Gaia, foi assinalada com o alargamento das Salas de Matemática aos empreendimentos da Cova da Loba 2, em Canidelo, e Balteiro, em Vilar de Andorinho, embora neste último caso o projecto tenha sido desenvolvido nas instalações da EB1 da respectiva freguesia até finais do ano lectivo anterior. Este ano, são duas as turmas que vão aprender a Matemática, num total de 17 crianças: seis do 1º ciclo e dez do 2º ciclo.

Raquel Marina, a professora responsável pelas duas turmas do empreendimento do Balteiro, afirmou que as expectativas para este ano são superiores: “Já conheço as crianças, tenho com elas uma grande relação de proximidade e carinho, sei o que posso esperar delas, quais as suas maiores dificuldades”. E sublinha: “Este projecto é muito interessante. Permite que as crianças se divirtam enquanto aprendem a Matemática, contribui para a promoção das relações interpessoais e para a criação de laços de amizade entre elas. As minhas turmas são espectaculares!”

Ângela Maia, Erica Ferreira, Sara Moreira, Mariana Vieira, Jessica Beatriz e Leonardo, todos com nove anos de idade, iniciaram com forte entusiasmo o primeiro dia de aulas, preparados para “aprender a ler, escrever, fazer contas e outras coisas”.

O projecto “Divertir com o Saber” proporciona aos alunos momentos de partilha, (re)descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde os alunos têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projecto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da Gaiurb.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s