Artes plásticas potenciam integração social de doentes psiquiátricos

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde Mental . Inauguração da exposição “O Eu e o Outro”, hoje, às 15h00

O atelier de artes plásticas, desenvolvido no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, é utilizado como ferramenta terapêutica em vários grupos de doentes, e é já um trunfo no tratamento de doenças mentais. De acordo com este Serviço, a introdução das artes plásticas no tratamento deste tipo de doentes, “visa desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais, propiciar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, favorecendo a resolução de conflitos e estimulando a livre expressão e o potencial criativo”. No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, o Serviço desafiou os seus utentes a expor, num espaço público, os trabalhos desenvolvidos nos ateliers. O resultado é uma exposição surpreendente, com mais de cem trabalhos em exposição, e com muitas histórias de vida para contar.

De acordo com os responsáveis pela organização ”as artes plásticas podem favorecer o processo terapêutico, dado que cada pessoa transmite os sentimentos de uma forma única e pessoal, tornando-os mais acessíveis à equipa terapêutica”. Daí que, desde há largos anos, o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental promova a utilização da terapia pela arte como forma de intervenção de sucesso.

Mais recentemente, os utentes foram sendo incentivados a mostrar as suas obras em exposições organizadas pelo Serviço. De acordo com os profissionais, “a exposição constitui um acto significativo de valorização das pessoas e das suas obras. Simultaneamente, promove-se a diminuição do estigma que envolve as pessoas com perturbações mentais e valoriza-se as suas potencialidades de desenvolvimento e inclusão social. Tanto que, de ano para ano, a participação dos utentes tem vindo a aumentar significativamente. Este ano, a exposição “O Eu e o Outro” conta com mais de cem trabalhos em exposição. Será inaugurada hoje, pelas 15h00, no Centro Paroquial de Mafamude.

PROGRAMA

Dia 10 de Outubro

15h00 – Sessão inaugural – no Centro Paroquial de Mafamude, Gaia.
15h15 – Abertura da Exposição “O EU E O OUTRO” – Exposição de Pintura, Fotografia e Bordados, de utentes e familiares do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental e dos profissionais do Centro Hospitalar. Comentada pelo Dr. Gonçalves Guimarães, Director do Solar Condes de Resende.
16h15 – Coffee Break
16h30 – Espaço Lúdico
Adaptação da Peça “Romeu e Julieta” por utentes do Programa de Intervenção para Integração na Comunidade
Orquestra de Sopros Juvenil da Fundação Conservatório Regional de Gaia. Direcção Musical: Prof. Lino Pinto
Quarteto de Cordas da Fundação Conservatório Regional de Gaia
18h00 – Sessão de Encerramento

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s