Faleceu Teresa Rosmaninho

Teresa Rosmaninho (ao centro) em Setembro de 2009, durante a campanha às Autárquicas

Nasceu a 25 de Abril de 1955, precisamente 19 anos antes da Revolução dos Cravos, no Porto. Formou-se em psicologia clínica, mas vai ser sempre lembrada pela missão, pelo trabalho social e o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
Teresa Rosmaninho consegue fundar no Porto, em 1994, o ‘Porto de Abrigo’, uma casa gerida pela Soroptimist International Porto Invicta, que teve como principal intuito proteger estas indefesas mulheres dos agressores. Foi a primeira presidente da Soroptimist.
No currículo estiveram cargos de assessora do Ministério da Justiça da Direcção Geral de Reinserção Social, auditora de Defesa Nacional, técnica superior do Ministério da Justiça e dirigiu, ainda, o projecto INOVAR do Ministério da Administração Interna, destinado a melhorar o atendimento, na GNR e PSP, às vítimas de crime.
Era militante do PS desde 2009, altura em que integrou a lista de Joaquim Couto à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Foi, aliás, um dos elementos mais activos e participativos desta campanha, mas acabou por não conseguir ser eleita para a autarquia.
Este domingo, Teresa Rosmaninho faleceu, vitima de cancro.

Anúncios

6 comentários a “Faleceu Teresa Rosmaninho

  1. Assim não devia valer! Quem faz muita falta devia poder continuar mais tempo. Fica o seu grande exemplo. Lembro-me do Projecto INOVAR do MAI, onde as vítimas passaram a ter voz e principalmente um rosto. E o que tem rosto é mais humanizado. Será recordada SEMPRE.

  2. Todos nós nascemos e morremos eu sei que as celebridades deviam de ser eternas mas graça a Deus não são e morrem como nasceu ou seja do Pó saiste e voltas ao Pó nós somos Pó e é assim que o mandamento se cumpre e repete-se vezes sem conta ate ao Grande dia Final a vinda de Jesus Cristo.

  3. Uma Grande Mulher que tive o privilégio de conhecer. Os meus pensamentos vão para a filha, Catarina Côrte-Real, inconsolável. Estou à tua inteira disposição. Um grande beijo de muita força.

  4. ….acabei de lêr um artigo por si escrito não faz 10 minutos.Como ele dizia a prepósito de um amigo comum “quem lá chegar primeiro espera pelos outros” chegou a tua vêz Teresa, dá um abraço ao “Toninho Lage” e a gente um dia volta a encontrar-se.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s