Esquadra de Canidelo está finalmente em construção

Um milhão de euros é quanto vai custar a nova esquadra da Policia de Segurança Pública, em Canidelo. Após alguns anos de espera, a autarquia deu, finalmente, inicio a uma obra importante para o município, que deverá estar concluída dentro de um ano. A futura esquadra servirá mais de 40 mil munícipes das freguesias de Canidelo, Madalena e Valadares.
Este é apenas um investimento dos muitos que o presidente da câmara tem projectados para o concelho:  “os próximos dois anos serão marcados por outras obras que, apesar da crise, serão uma realidade porque fizemos o trabalho de casa e obtivemos co-financiamento de fundos comunitários, da administração central e de privados”.  Seguem-se projectos como a esquadra de Valadares, o recomeço da construção do Centro Cultural, a obra na frente de mar entre Canidelo e Granja (superior a 6 milhões de euros), a conclusão da Marina de Gaia, o pavilhão das Pedras, as piscinas de Pedroso e Avintes, assim como complementar os parques industriais de Serzedo, Canelas e Avintes.
Para Filipe Menezes, Gaia deve ser considerada um exemplo ao nível nacional, já que continua a ser feito investimento e a serem feitas obras de relevo: “num país em crise, num país parado, num país onde não há dinheiro para nada, nós apresentamos estes exemplos”. Para o autarca estas são “obras de dimensão metropolitana e constituem um factor de melhoria da economia local e da recuperação do país”.

Inaugurado três anos depois da data prevista
Em Fevereiro de 2008, o então ministro Ministro da Administração Interna, Rui  Pereira, presidiu em Vila Nova de Gaia a uma cerimónia de transferência de competências territoriais entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Nesse mesmo dia, a autarquia cedeu um terreno para a construção da nova Esquadra da PSP, ao lado do centro de saúde. Dizia o vice-presidente gaiense de então, Marco António Costa, que esta alteração só traria benefícios para os munícipes. “De número de 20 efectivos da GNR passa para 50 da PSP e de apenas um veiculo, a nova esquadra, irá contar agora com seis”.
Cinco meses depois, em Julho de 2008, o secretario de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, assinou um protocolo com a câmara para a construção deste equipamento, assim como um semelhante para a freguesia de Valadares.
Nessa altura, foram anunciadas as datas da finalização das obras: a de Canidelo durante 2009 e a de Valadares em 2010.
Prestes a entrar no ultimo trimestre de 2011, comprova-se nestas duas obras o que vem acontecendo um pouco por todo o país. As inaugurações destes equipamentos, quando se concretizam, são com atrasos abismais. Ainda assim, Canidelo está em vantagem já que pelos menos, a obra, já está no terreno.
A inauguração está prevista para o final do verão de 2012.

Advertisements

4 comentários a “Esquadra de Canidelo está finalmente em construção

  1. Caro sr. Zé de Canidelo…
    pode acreditar no que leu. A Afurada tem um posto de policia instalado mesmo no coração da freguesia.
    Este nova esquadra é para servir população de Canidelo, Madalena e até Valadares…. cerca de 40 mil habitantes.
    E quanto a Valadares, a acreditar nas palavras de Filipe Menezes, também vai lançar dentro de algumas semanas a 1.ª pedra da nova esquadra da PSP.
    Cumprimentos

  2. A da afurada não tem capacidade de resposta a nada está às moscas dependente do efectivo de canidelo só para inglês ver… será esta mais um fiasco??? É só buracos,… depois nem efectivo, nem dinheiro para equipamentos para funcionarem correctamente e condignamente… Só política como dizia o badaró… Ok… tem uma coisa boa… enquanto andam as obras há gente empregada….

  3. Gostaria só de informar , que as Obras estão paradas, pelos vistos por falência da construtora que ganhou o concurso publico.!
    Assim parece que ainda não é desta que Canidelo vai ter uma esquadra condigna

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s