A fé continua presente em Olival

A pequena freguesia de Olival mostrou-se enorme durante as festas em honra da Nossa Senhora dos Remédios. Durante quatro dias, a população saiu em peso e reuniu-se em Seixo-Alvo, nesta  romaria com grandes tradições e caracterizada pela enorme devoção à santa.

E agora, com acessos renovados, foram muitos os que das localidades vizinhas também não deixaram escapar a data e mostraram a própria fé.

Igreja iluminada, rua abrilhantada e até as famosas barraquinhas com as farturas e as pipocas foram aspectos muito bem organizados. E, claro, o bailarico. Muitos artistas conhecidos nesta tradicional festa. O humorista Fernando Rocha, os dançarinos ao som dos grupos ‘os solitários’, AS Band e Irmãos Leaid, bem como o que de mais tradicional o concelho tem, com as actuações dos ranchos folclóricos de Crestuma e Olival.

Mas há um momento nestas festas muito solene: o da majestosa procissão. Aconteceu na manhã de domingo e teve uma enorme adesão. O orgulho nos andores e a fé que une os olivalenses à Nossa Senhora dos Remédios ficou, mais uma vez, bem demarcada nesta cerimónia religiosa.

Por outro lado, outro momento muito atractivo teve lugar no último dia. Muitos foram ao Seixo-Alvo para assistir ao espectáculo do duo Miguel e André, dois artistas muito carismáticos e populares do panorama nacional. Depois, a música deu lugar ao grandioso espectáculo de fogo de artifício. Bem junto à igreja, os foguetes foram lançados, colorindo a noite quente e fazendo a alegria das centenas de espectadores.

“É a primeira vez que aqui venho. Já tinha ouvido falar da festa e até conheço bem Olival, mas não esta zona aqui. Estou a gostar muito e como está uma noite quente é muito agradável estar aqui”, revelou Jorge Morais, um morador da freguesia de Pedroso.

Quem não perde uma festa é Ana Silva: “Todos os anos venho com o meu marido aqui. E este ano, como veio o Miguel e o André, eu não podia mesmo faltar! Aproveito para dar uma voltinha e comer uma fartura.”

A festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios até pode ser mais uma das muitas que acontecem pelo município. No entanto, continua a manter o cariz religioso e a atrair a freguesia inteira, provando que há tradições e devoções que devem ser mantidas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s