Festas de Canidelo atraem milhares de pessoas

Até parecia um espaço pequeno, mas, lentamente, o átrio da Igreja de Canidelo transformou-se num palco com milhares de pessoas. Segundo os responsáveis pelo evento, mais de 20 mil pessoas passaram pela festa em honra de Santo André – o padroeiro da freguesia – e do Milagroso São Vicente de Ferrer.

Os mais velhos em busca das animadas noites com os verdadeiros artistas. Os mais novos do comboio veloz, dos elásticos e, claro, dos carrinhos de choque. Obviamente, os pijamas, as meias e a bijuteria também estiveram presentes na festa da terra.

Dois momentos altos durante os quatro dias de festa. Por coincidência, no mesmo dia, no último domingo. Um mais religioso e durante a tarde: a Procissão. O outro mais festivo durante o concerto da noite com o rei das cantigas e das rimas malandras Quim Barreiros.

A Banda Musical 1.º de Agosto e a Fanfarra de Coimbrões deram o mote para a grandiosa procissão. Os andores com Santo André e S. Vicente foram apenas dois dos muitos que percorreram as principais ruas que envolvem a igreja matriz. Este marco cristão já ultrapassou a barreira da freguesia. Centenas de pessoas visitam Canidelo para assistir ao desfile de andores, que incluem os mais conhecidos santos. Serão, seguramente, devotos que não perdem esta oportunidade para ver a imagem dos protectores.

E depois? Nada melhor do que a música rapioqueira de um dos mais queridos artistas portugueses. “Antes de começar, eu quero agradecer e pedir uma salva de palmas à Comissão das Festas de S. Vicente e de Santo André de Canidelo!” Foi assim que Quim Barreiros começou a noite mais concorrida e animada da freguesia. E ninguém melhor do que o Rei das Festas para começar em grande mais um concerto popular. O cantor arrancou uma salva de palmas ao público e,de seguida, umas boas gargalhadas e um pezinho de dança que aqueceu a noite.

Nem mais uma pessoa cabia em redor da igreja, mas, mesmo sentindo-se como ‘sardinhas em lata’, o bailarico não podia faltar.

O acordeão dava o mote para mais um concerto memorável. Na saída, a tradicional fartura não faltou para aconchegar o estômago do mais velho, e o churro para o mais pequeno.

Pelo palco passaram nomes como os ‘Reciclagem’, os ‘Baby Dance’, a Noite de Folclore, a Comédia Musical ‘Sarilhos’ e ainda a ex-concorrente da Casa dos Segredos, Andreia Leal, para uma sessão de autógrafos.

Estas são festas religiosas de longa tradição. Realizam-se no segundo domingo de Julho e veneram S. Vicente Férrer e Santo André, padroeiro da Paróquia, que também se festeja no domingo mais próximo da sua festa litúrgica, 30 de Novembro. A par da parte religiosa – Missa Solene, Sermão e Procissão – não falta a alegria da música e dos foguetes, a par das diversões.

“Desgostoso pela desigualdade”

Estas festividades são organizadas por uma comissão de festas, que contam exclusivamente com o apoio da junta, do comércio local e da população canidelense. “São as festas possíveis para o orçamento possível da freguesia”, revelou o presidente da autarquia de Canidelo. Fernando Andrade, mostrou-se satisfeito por ter corrido tudo “dentro da normalidade”, mas diz-se “desgostoso pela desigualdade”. E explica: “estas festas não têm a mínima hipótese se ser comparadas com, por exemplo, as do S. Pedro da Afurada. No nosso caso, a câmara não ajuda. Mas este sentimento não é só meu. Esta tristeza é sentida por outros colegas meus. Tenho a certeza que se for falar com alguns presidentes de junta, que também fizeram festas na freguesia, eles também se vão mostrar injustiçados. Esta é a verdade!”

Ainda assim, o autarca diz que não vai deixar de manifestar esta “desigualdade sentida pela junta e pela comunidade que representa” a quem de direito, mas “no local certo e olhos nos olhos. É assim que eu gosto de fazer as coisas”.

Recorde-se que, em 2010, as festas de S. Pedro receberam um apoio da câmara de 40 mil euros e que, este ano, apesar de ainda não estar quantificado, a autarquia também deverá apoiar as festividades da Afurada.

Andrade sublinha ainda que foram gastos certa de 25 mil euros na festa de Santo André e S. Vicente, ou seja “um pouco mais de 10%” do que foi gasto pela freguesia vizinha nas festas do padroeiro.

Anúncios

4 comentários a “Festas de Canidelo atraem milhares de pessoas

    • Isto e uma piada nao e? em coimbroes eque e festa????? ate pode ter espaco nao tem e nada de jeito. Ate foi preciso irem os escuteiros de canidelo pegar no andor.

  1. É verdade que o Sr. Luís Filipe Menezes só tem olhos para a Afurada, e de certa forma compreende-se, é um lugar pitoresco que vive da pesca e como político que é, sabe tirar dividendos disso. Mas o Sr. Presidente da Junta de Canidelo também não tém feito tudo que devia para salvaguardar os interesses da freguesia a que preside.

    Jorge Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s