Projecto de saúde oral continua nos empreendimentos sociais

Os tratamentos dentários grátis realizados às crianças residentes nos empreendimentos sociais de Gaia, e que frequentam o projecto de Matemática “Divertir com o Saber”, evoluíram para uma segunda fase que contempla a colocação de aparelhos ortodônticos.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no país que resulta de um protocolo celebrado entre o município e a Clínica Jardim, do Centro de Estudos em Ciências da Saúde “Consolidar e Validar”.

Teve início em Outubro do ano passado e já permitiu rastrear cerca de 500 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos, e efectuar tratamentos dentários a mais de 200 patologias urgentes. No âmbito desta parceria, foi alargada agora a intervenção da Clínica Jardim a tratamentos que permitem também a colocação de aparelhos ortodônticos às crianças.

“Considerámos que deveríamos abrir o projecto a tratamentos mais dispendiosos e de longa duração, provavelmente inacessíveis para estes pacientes”, afirmou o director clínico do Centro de Estudos, valorizando a importância atribuída à responsabilidade social da empresa. “É a nossa responsabilidade social a falar mais alto e o nosso trabalho reconhecido por quem tem poder de decisão em Gaia”, salientou também António Faria.

A oportunidade facultada pelo município a estas crianças oriundas de famílias carenciadas permite uma poupança significativa que ascende a vários milhares de euros, uma vez que todos os tratamentos são efectuados a custo zero. ”O pagamento dos nossos honorários é feito pela satisfação, reconhecimento do nosso trabalho e gratidão”, enalteceu o clínico.

O enorme sucesso desta iniciativa de reforço dos apoios sociais às famílias carenciadas é, também, reconhecido pelas próprias crianças: “Estes tratamentos são muito importantes porque vão melhorar os dentes dos meninos. Eu estou muito contente porque vou ficar com a boca melhor e com os dentes direitos, afirmou Inês, uma menina residente no empreendimento do Cavaco, porta-voz do grupo que agora está a ser avaliado para a colocação de aparelhos ortodônticos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s