Doentes vigiam coração à distância

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho acaba de disponibilizar o centésimo sistema de monitorização cardíaca à distância, num doente portador de pacemaker. Através desta ferramenta tecnológica, os doentes portadores de dispositivos cardíacos implantados podem vigiar o estado do coração sem sair de casa.

O sistema de monitorização cardíaca à distância é actualmente considerado prático e de fácil utilização e permite reduzir o número de dias de trabalho perdidos em consultas hospitalares.

Segundo o médico electrofisiologista deste centro hospitalar, “o sistema de monitorização à distância traz benefícios clínicos e económicos evidentes, reduzindo o número de visitas hospitalares, como revelam vários estudos”.  João Primo acrescenta ainda que: “com uma utilização eficaz da monitorização à distância, é possível uma intervenção mais precoce e consequentemente conduzir a melhores resultados clínicos”.

Este equipamento de monitorização à distância permite ao doente enviar para o hospital os dados completos do dispositivo médico através de uma linha telefónica padrão e o médico, através de um website seguro, pode fazer uma consulta de rotina ou analisar uma situação especial.

Este dispositivo representa uma ferramenta valiosa na obtenção de dados de diagnóstico detalhados e actualizados. Permite, assim, diminuir o número de consultas presenciais, reduzir a pressão que o grande fluxo de doentes provoca nos hospitais, libertar salas de espera e evitar despesas associadas às deslocações por parte dos doentes.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 50 mil doentes portadores de pacemakers, dispositivos cardíacos que são utilizados para melhorar a qualidade de vida de quem sofre arritmias cardíacas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s