Centro Cultural de Gaia estará em causa?

Empresa responsável pelo projecto entrou com processo de insolvência. Equipamento deveria estar concluído em Agosto de 2009

Assinatura entre câmara de Gaia e Novopca, Janeiro 2007

A Novopca assinou com a câmara de Gaia, no final de Janeiro de 2007, a escritura pública do Centro Cultural de Gaia.

Esta assinatura dizia respeito ao concurso internacional para a concepção, construção e exploração deste equipamento municipal, envolvendo um investimento privado para o Centro Histórico superior a 25 milhões de euros.

Na cerimónia, o presidente da câmara de Gaia referiu-se ao projecto como um meio dinamizador “muito agressivo no Centro Histórico, o que por si só vai atrair mais investimento e mais potencialidades económicas”. Uma espécie de “rive gauch” da Área Metropolitana do Porto, segundo Luís Filipe Menezes.

Porém, quase dois anos após a data prevista de conclusão, o equipamento não está ainda pronto. Visivelmente atrasado até com muito pouca movimentação.

Para piorar, no dia 19 deste mês, a Novopca – Construtores Associados, S.A terá dado entrada no Tribunal de Vila Nova de Famalicão com um pedido abertura de processo de insolvência com pedido de recuperação da empresa. A confirmar-se esta situação, possivelmente, o projecto do Centro Cultural deverá sofrer alterações.

A empresa previa que a obra que iria reconstruir os antigos armazéns da Real Companhia Velha estaria concluída em Agosto de 2009. Questionado sobre esta obra, o vereador do pelouro da Cultura, Mário Dorminsky, diz que “desconhece por completo” a evolução do projecto.

O Centro Cultural de Gaia – pelo menos a fachada que existe hoje – está localizado no coração da beira-rio, um local privilegiado do município e com um potencial turística imenso.

O projecto envolve uma intervenção em cerca de oito mil metros quadrados, de solo, ascendendo uma área de construção final aos dezasseis mil metros quadrados de área bruta acima do solo. Inclui um auditório e salas de cinema, espaços de ensino, como escolas de arte, como pintura, dança, canto, moda e design, espaços comerciais temáticos, uma praça coberta e espaços musicais temáticos.

Com esta paragem, o municipio continuará sem um equipamento cultural digno que consiga albergar um evento de maiores dimensões.

Advertisements

2 comentários a “Centro Cultural de Gaia estará em causa?

  1. Já devia ter fechado tudo à mais tempo e serem postos na rua todos os compadrios e administradores não executivos que infestam a Função Pública e ganham milhões, e que saltam de empresa em empresa municipal, quando tem de saltar da Câmara porque dão nas vistas com o dinheiro que ganham…

  2. E ASSIM… A CRISE CRIADA PELOS “ALDRABÕES” “XUXIALISTAS” A NIVEL NACIONAL – COMO SE ESPERAVA – TAMBÉM CHEGOU À NOSSA “GAIA MENOS VELHINHA”… É A VIDA DOS POBRES, MAS – PELO QUE ME PARECE – PARA ALÉM DE POBRES SÃO, TAMBÉM, “MASOQUISTAS”, OU SEJA: – QUANTO MAIS LEVAM NO “FOCINHO” MAIS QUEREM – PELOS VISTOS . APANHAR… É O PAÍS E O POVO QUE TEMOS E… PELOS VISTOS, NÃO HÁ REMÉDIO QUE OS CURE… O QUE É PRECISO É QUE OS “ALDRABÕES” CONTINUEM A DAR, EM PLENA FALÊNCIA AS POLÉMICAS PENSÕES DE SUBSISTÊNCIA (LEIA-SE DE BOLOS, CAFÉS E CERVEJAS) NOS CAFÉS QUE AINDA NÃO ABRIRAM INSULVÊNCIA… VENHA NOVAMENTE O SÓCRATES E QUEJANDOS PARA VER SE APRENDEM DE VEZ, DURANTE MAIS ALGUM TEMPO… RESTA-ME A CONSOLAÇÃO DE QUE O SR. SILVA NÃO ACEITE MAIS UM DESGOVERNO LIDERADO PELO “ALDRABÃO” (LEIA-SE “ARTISTA”)…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s