II Festival do Vinho do Porto

Decorreu no último fim-de-semana o II Festival do Vinho do Porto, organizado pelos Rotary Club Gaia-Sul (RCGS) e Rotary Club de Vila Nova de Gaia.

“O Vinho do Porto assenta numa trilogia. O berço que constitui a região demarcada do Vale do Douro, o entreposto comercial, em Vila Nova de Gaia, onde hoje nos encontramos e a marca com que é comercializado: o Porto. E estas três dimensões que, sendo diferentes, se complementam têm um elemento natural que é o cimento agregador desta realidade: o rio Douro. Foi assim que nasceu a ideia de, a partir de Vila Nova de Gaia, e subindo o rio, partilhar a organização de uma iniciativa com todos os clubes com ligação ao Douro, para projectar e mediatizar os objectivos de Rotary Internacional, através da divulgação de um produto que é, desde que existe, a marca distintiva e o maior embaixador do País no estrangeiro”, explicou um dos organizadores, José Cancela Moura.

Mas este festival pretende ser apenas o lançamento para uma iniciativa maior. O objectivo é a realização de uma convenção internacional, a realizar em Lisboa, em 2013, incluindo no respectivo programa o Festival do Vinho do Porto e a rota do Douro. Uma acção em que se prevê a presença de mais de 30 mil rotários de todo o mundo.

Cancela Moura explica porquê: “Os ingredientes estão cá todos: A imagem de qualidade e de excelência do requalificado Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, Património da Humanidade, as potencialidades naturais da mais velha região demarcada do Mundo e o peso do destino internacional Porto, a que corresponde à região Norte do País”.

Apesar de tudo, o presidente dos RCGS reconhece que “A tarefa é arrojada mas não será necessário fazer mais do que renovar o compromisso que todos assumimos, quando aceitamos servir esta causa, emprestando o nosso tempo e recursos profissionais a favor da comunidade, sob o lema ‘Dar de Si Antes de Pensar em Si'”.

Presente pela primeira vez esteve o vice-presidente da câmara de Gaia. Marco António Costa confirma a vontade da autarquia em estar presente, apoiando “a iniciativa, participando no congresso com um stand promocional da região. Será uma forma de levar por diante o esforço conjunto no sentido de proporcionar a todos os rotários do mundo o conhecimento desta fantástica região do País”.

O II Festival do Vinho do Porto contou com o patrocínio e a presença do Governador do Distrito Rotário 1970, Armindo Carolino, e com a colaboração de mais de 16 clubes, sediados na margem do Douro: Porto, Porto-Antas, Porto-Douro, Porto-Foz, Porto-Oeste, Porto Portucale NG, Penafiel, Vila Nova de Foz Côa, Resende, Lamego, Régua, Mirandela, Gondomar, Vila Real, Cinfães e Castelo de Paiva. Este encontro reuniu mais de 200 companheiros.

O programa integrou uma visita guiada às caves de vinho do Porto, uma prova de vinhos, e um momento de animação, durante o almoço, pela Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s