Posto de abastecimento eléctrico inaugurado

Infra-estrutura pioneira no país, localizada na freguesia de Vilar do Andorinho, na Avenida Vasco da Gama, está pronta a receber carros movidos a energia eléctrica

Tal como o NG havia adiantado em Setembro último, Vilar de Andorinho foi a freguesia escolhida para a instalação do primeiro posto de abastecimento de veículos eléctricos em Portugal. Situado na Avenida de Vasco da Gama, o Centro Auto-eléctrico, fruto do protocolo celebrado entre a câmara de Gaia e a empresa Prio Energy, foi inaugurado no último dia 30. A infra-estrutura está equipada com tecnologia inovadora que vem complementar os projectos públicos de carregamento de veículos e estimular a utilização do carro eléctrico.

“A Câmara de Gaia, através do pelouro do Ambiente, assumiu que, no plano interno, iria adoptar um conjunto de práticas na área da sustentabilidade, nomeadamente, na área da mobilidade. Este é mais um passo direccionado para a inovação”, afirmou na ocasião o vice-presidente da autarquia.

Marco António Costa experimentou um dos quarto carros eléctricos que farão parte da frota municipal, ao que referiu que se “está a dar um passo gigante naquilo que é a área de vanguarda”, seguindo-se “outros no sentido do aprofundamento em matéria de sustentabilidade”.

Esta aposta no futuro e em iniciativas ambientais passa igualmente pela construção de parques para usufruto da população, para que Gaia seja o município “com maior rede de parques públicos para utilização colectiva”.

“Assente numa lógica de modernidade do concelho, aliada à melhoria da qualidade de vida dos gaienses, até ao final do mandato, Gaia será mais um exemplo no que diz respeito à quantidade de parques verdes, existentes em espaço urbano”, completou o autarca.

Recorde-se que, há dois anos, em Bruxelas, o concelho assinou o “Pacto de Autarcas”, no qual assumiu o compromisso de reduzir, até 2020, as emissões de gases com efeito de estufa. Nesse sentido, Gaia foi também um dos seis municípios europeus seleccionados para o desenvolvimento do “Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética”, no âmbito do Programa Elena. De acordo com Marco António Costa, o primeiro Centro Auto-eléctrico de Portugal simboliza “mais um passo no sentido da concretização do referido Plano”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s