Ano novo na casa nova

Famílias gaienses vão começar “nova etapa” em habitações condignas. Marco António Costa anunciou Tarifário Social

A autarquia entregou hoje casas a oito famílias carenciadas. Estas habitações servem como ponto de viragem para “a nova etapa das vossas vidas e contribuem para o bem-estar de todos vós”, salientou o vice-presidente da câmara municipal.

Marco António Costa ressalvou que é “tradição proceder à entrega de habitações sociais no final de cada ano”, porém esta iniciativa faz parte de uma acção global de mais de 300 chaves só em 2010, respondendo às carências e necessidades que vão surgindo.

Mas a política de habitação social mudou. Agora, a autarquia pretende comprar fogos já construídos à banca. Embora, não esteja a ser um processo fácil já que a Caixa Geral de Depósitos não tem conseguido dar resposta às propostas apresentadas. “É preciso que o Governo repense a política de habitação social portuguesa”, apelou o vice-presidente. Esta “nova política” servirá ainda para racionalizar os dinheiros públicos.

As chaves entregues são de vários empreendimentos sociais, nomeadamente Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, D. António Ferreira Gomes, em Serzedo, D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, e Lote 73, em Vila d’Este, Vilar de Andorinho. Ponto certo é que as famílias permanecem na freguesia de origem.

Aposta social

Amanhã em reunião de câmara o vice-presidente vai apresentar o Tarifário Social. Esta “proposta inovadora” passa pela alteração das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos para desempregados de longa duração. Com esta acção, Marco António pretende minimizar as despesas mensais de mais de 40 mil pessoas do município.

Com a aprovação deste projecto a autarquia prevê gastar 1,8 milhões de euros. Se a este valor se juntar o 1,8 milhões de euros de reforço na habitação social, a despesa supera os três milhões de euros, “um contributo muito positivo” do município para 2011.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s