Mercado Social de Arrendamento arranca em Janeiro

Projecto da autarquia incide sobre pessoas da classe média cujos rendimentos não permitem aceder ao mercado social nem recorrer ao crédito bancário

A Câmara Municipal de Gaia vai disponibilizar, já em Janeiro, 42 apartamentos na freguesia de Canelas para arrendar a jovens e agregados familiares em dificuldades. A iniciativa resulta de um protocolo assinado no âmbito do Programa Arco-íris – Novos Horizontes para o Arrendamento.

Localizadas no empreendimento Edifício Prestige, outrora devoluto, as habitações estão destinadas “a pessoas que vivem numa situação de falta de cobertura das políticas habitacionais do Estado”, adiantou o vice-presidente da edilidade, durante a assinatura do acordo entre a Gaia Social, a Fundimo (Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário) e a Caixa Geral de Depósitos.

“O Estado tem respostas para famílias muito carenciadas e situações de emergência social, mas não para pessoas da classe média cujos rendimentos não permitem aceder ao mercado social nem recorrer ao crédito bancário”, acrescentou Marco António Costa.

As vantagens desta aposta no mercado social de arrendamento, de que o município de Gaia é pioneiro, resolvem as dificuldades das famílias, reformulam os problemas de passivo da banca e preenchem um vazio de respostas do Estado.

Caso a iniciativa tenha o sucesso pretendido, é intenção alargar o processo a outros prédios que a Caixa tem no concelho. “O Estado já deveria ter proibido a construção de mais habitações sociais em sítios onde existam prédios devolutos. Estes edifícios deveriam ser reaproveitados, optimizados e rentabilizados ao abrigo do financiamento Programa Especial de Realojamento, permitindo o arrendamento social”, concluiu Marco António Costa.

Posto isto, estarão disponíveis três tipos de fracções habitacionais (T1, T2 e T3), cujas mensalidades variam entre os 250 e os 370 euros.



Advertisements

7 comentários a “Mercado Social de Arrendamento arranca em Janeiro

  1. Boa tarde, gostaria de saber onde é que me posso candidatar a este tipo de arrendamento quando chegar á zona de Almada onde vivo?
    Obrigado.

  2. PF DIGAM ME COMO ME CANDIDATO A UM APARTAMENTO ATRAVES DA INTERNET, SE FOSSE NO EDIFICIO PRESTIGE ADORAVA ,POIS ESTOU PERTO DE CANELAS E NAO VIVO COM MUITAS POSSES.OBRIGADA. CONTATEM ME PF PARA 913527773 OU PARA O E MAIL XBEKE@SAPO.PT PF É URGENTE SOFRO DE ALERGIAS E A MHA CASA É MUITO HUMIDA E PEQUENINA AJUDEM ME PF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s