Américo Amorim ajuda Hospital de Gaia

Motivos de saúde levaram Américo Amorim a utilizar os serviços do Centro Hospitalar de Gaia durante quatro dias. A atenção e dedicação dos profissionais levaram a que o empresário “num acto de gratidão e recompensa” doasse uma máquina de última geração, no valor de 50 mil euros, ao Serviço de Cardiologia.

Este equipamento é uma unidade móvel que serve para ser aplicado em doentes em estado grave mas potencialmente reversível, permitindo uma circulação extra-corporal parcial. Em apenas dois minutos a máquina está pronta a ser utilizada, ao contrário do que acontecia com equipamentos mais antigos que demoravam cerca de 30 minutos.

Chama-se ECMO (ExtraCorporeal Membrane Oxygenation) e consiste na oxigenação por membrana extra-corporal (ECMO). Esta é uma técnica médica de suporte vital utilizada para se conseguir a depuração de dióxido de carbono e oxigenação do sangue de forma independente do pulmão.

O ECMO pode ser aplicado em casos como: choque séptico, síndrome de stresse respiratório agudo e embolia pulmonar massiva ou ainda em casos de choque cardiogénico no contexto de enfarte agudo do miocárdio.



Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s