Suldouro sensibiliza para a redução de resíduos

Esta é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Até ao próximo dia 28 de Novembro, a Suldouro vai promover um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar o cidadão para a necessidade de reduzir a produção de resíduos no dia-a-dia.

O ‘Fraldinhas’ é uma dessas acções, desenvolvida em parceria com a Quercus. O objectivo é dar a conhecer e promover o uso de fraldas reutilizáveis, enquanto produto ecológico que pode dar um contributo importante na prevenção da produção de resíduos através da redução da utilização das fraldas descartáveis. Actualmente, a Suldouro recebe cerca de 180 mil toneladas por ano, sendo que 4% são fraldas descartáveis, lixo que não pode ser reutilizado.

Para promover o ‘Fraldinhas’, vão ser entregues kit’s com fraldas reutilizáveis a todos os bebés que nascerem no hospital de Gaia, entre o dia 20 e 28 de Novembro. A mesma acção decorre no hospital S. Sebastião.

As fraldas reutilizáveis representam um maior investimento inicial, mas que se torna muito barato tendo em conta o número de utilizações. O ‘tempo de vida’ das fraldas, desde que bem utilizadas, pode ser muito grande. Estima-se que duas a três crianças consigam utilizar a fralda. Todas as informações em www.ecologicalkids.pt

‘Compostagem Doméstica’

Paralelamente, continua a decorrer o projecto da ‘Compostagem Doméstica’, desde o final de Maio deste ano, que envolve os municípios de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. Esta iniciativa pretende incentivar a reciclagem dos resíduos orgânicos, nomeadamente restos de comida e resíduos de hortas e jardins. Esta ‘reciclagem’ transforma-se num composto rico em nutrientes que pode ser utilizado como fertilizante natural em hortas e canteiros. A compostagem doméstica transforma o lixo em novo produto e reduz o volume de resíduos que seriam enviados para o aterro.

No que diz respeito ao município gaiense, desde o lançamento do projecto já foram entregues 120 compostores, estando previsto chegar aos 500 até ao primeiro trimestre de 2011. Depois das acções de formação, os particulares interessados tiveram direito ao equipamento. “Só começámos a distribuir os compostores em Outubro”, divulgou a responsável deste projecto da câmara de Gaia. Fátima Silva revelou ainda que muitos gaienses se revelaram interessados na ‘Compostagem Doméstica’, sendo mesmo a autarquia ‘obrigada’ a alargar a todo o município este projecto.

Também a edilidade coloca em prática esta acção. No Solar Condes de Resende, em Canelas, a autarquia põe em prática a compostagem. Em paralelo com as hortas pedagógicas (iniciativa que envolve as escolas do concelho), está um compostor que recebe os resíduos de uma das cantinas da câmara.

‘Mais uma Viagem Virtual ao Mundo dos Resíduos’

A Suldouro acaba de arrancar, novamente, com a campanha de sensibilização Resíduos em Movimento – uma viagem virtual”, que vai estar patente nas instalações da empresa, em Sermonde.

Esta campanha, consiste numa exposição itinerante, baseada em tecnologia e software inovadores, que através de actividades lúdicas e didácticas apresenta aos visitantes os diferentes processos de valorização e tratamento de resíduos da sua área de residência e alerta para a importância da reciclagem, promovendo a utilização racional dos recursos naturais.

Como complemento a esta mostra, os visitantes podem fazer uma”visita real”, ao mundo dos resíduos, através de visitas guiadas às instalações da empresa.

A exposição pode ser vista, gratuitamente, até ao dia 7 de Dezembro. Horário de Funcionamento: 2º Feira a 6ª feira -8.00 h – 13.00 h – 14.00 – 18.00 h; Fins-de-semana e feriado – 10.00 – 17.00 h.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s