‘Consolidar o saber com um sorriso a valer’

Primeiro foi o ‘Divertir com o Saber’. Um projecto implementado em 2006 pela GaiaSocial. O objectivo é promover a igualdade de oportunidades a crianças e jovens no acesso ao saber, com uma especial incidência sobre a Matemática. Incentiva-se o estudo, desmistifica-se o ‘bicho’ dos números, apoiam-se crianças desfavorecidas economicamente, aproveitam-se as ‘horas mortas’, retiram-se crianças da rua, sinalizam-se situações de comportamentos desviantes…

Quatro anos depois, a GaiaSocial saltou mais uma barreira. Desta vez, em parceria com a Consolidar e Validar – Centro de Estudos em Ciências da Saúde e a câmara de Gaia.

Objectivo: promover a higiene oral, rastrear e tratar todas as crianças do ‘Divertir com o Saber’. Mais uma vez, as crianças que no quotidiano não são sensibilizadas para pequenos gestos como a higiene dentária. Pequenos gestos que podem condicionar o futuro profissional e pessoal destes meninos. Crianças que, aparentemente, já têm muitas barreiras extras durante a infância, em comparação com outros meninos da mesma idade.

Já estão sinalizadas 122 crianças que necessitam de cuidados urgentes, mas todas as 387 envolvidas no ‘Divertir com o Saber’ vão receber cuidados orais. Um pequeno passo que poderá estender-se a todos os meninos e meninas que vivem nos empreendimentos sociais de Gaia. Um incentivo à qualidade de vida destes gaienses.

Esta empresa pretende oferecer um serviço a uma parte da população que pertence a uma franja socialmente fragilizada e que não encontra no Sistema Nacional de Saúde (SNS) a resposta para os problemas de saúde oral.

Coube a Marco António Costa falar em nome do município. Falar de um projecto que promove a “igualdade de direitos das crianças”. Para o vice-presidente, estas crianças possivelmente “viveriam à margem do SNS, porventura viveriam até à maioridade sem algum dia sequer terem visto um dentista”.

O autarca ressalva ainda que são “pequenos gestos como este que podem fazer a diferença na vida das pessoas”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s