Tertúlias mensais de Poesia e Filosofia na Casa Barbot

A poesia e a filosofia passarão a viver com mais frequência na Casa Barbot/Casa da Cultura de Gaia. O ‘Café Filosófico’, em cooperação com o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, ‘Indivisíveis Emoções’ (declamação poética) e ‘Tertúlia de Troca de Palavras’ (literatura no seu todo) são as três iniciativas que este mês terão a primeira sessão.

Funcionando já como um centro muito vivo de actividades relacionadas com as artes (exposições de pintura e escultura) e a animação constante, o equipamento onde funciona o pelouro da Cultura investe agora na Palavra e no Conhecimento com estas três iniciativas, reafirmando-se como pólo dinamizador de actividades culturais na cidade de Gaia.

‘Café Filosófico’ | 18 de Novembro – Dia Internacional da Filosofia | 21h | Casa da Cultura /Casa Barbot

O Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia organizam o ‘Café Filosófico’ na Casa da Cultura/Casa Barbot, que terá como moderador Tomás Magalhães carneiro, o mentor do projecto. O ‘Café Filosófico’ é um encontro de filosofia num lugar público, onde todos podem participar numa reflexão em grupo, independentemente da bagagem filosófica.

Todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, a Casa Barbot e o Instituto de Filosofia proporcionarão uma pequena pausa para pensar, conviver e discutir educadamente temas do universo da filosofia, recriando dessa forma os encontros filosóficos entre Sócrates, Platão e os cidadãos atenienses nos alvores da civilização e do pensamento ocidentais. Este primeiro encontro ocorre, propositadamente, no Dia Internacional da Filosofia.

‘Indivisíveis emoções’ | 19 de Novembro | 21h | Casa da Cultura/Casa Barbot

A Casa da Cultura estreará, durante este mês de Novembro, duas sessões periódicas de poesia e prosa literária: ‘Indivisíveis Emoções’ e ‘Tertúlia de Troca de Palavras’.

A 12 de Novembro, pelas 21 horas, Renata Pereira Correia e Marisa Sousa Silva dirigem as ‘Indivisíveis Emoções’. Uma noite de declamação poética dirigida ao público em geral, com espaço para a música e outras actividades que se enquadrem no espírito poético do momento. A prioridade irá para os autores desconhecidos do grande público.

‘Tertúlia de Troca de Palavras’ | 26 de Novembro | 21h | Casa da Cultura/Casa Barbot

‘Tertúlia de Troca de Palavras’ terá início a 26 de Novembro e todos os meses trará à Casa Barbot um conjunto de declamadores convidados e moderados pela escritora Manuela Bulcão. O tema de Novembro será o Natal.

Advertisements

2 comentários a “Tertúlias mensais de Poesia e Filosofia na Casa Barbot

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s