Sarau Artístico de Solidariedade

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia está a organizar o “Sarau Artístico de Solidariedade a favor das crianças do centro de acolhimento N.ª Sr.ª da Misericórdia”, protagonizado pelo Grupo Coral da Justiça. O espectáculo vai ter lugar no próximo dia 20 de Novembro, pelas 21 horas, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, em Valadares.

As receitas de bilheteira deste sarau artístico de solidariedade, gentilmente oferecido pelo coral da justiça, reverterão a favor das crianças do centro de acolhimento temporário N.ª Sr.ª da Misericórdia.

O centro nasceu a 8 de Abril de 1999 e tem como finalidade acolher e encaminhar as situações de crianças em risco social, mediante decisão judicial ou das comissões de protecção de crianças e jovens. Estas crianças provêm de famílias de risco com os mais variados problemas, desde toxicodependência, alcoolismo ao abandono.

Tem uma lotação máxima de 15 crianças entre os 0 e os 6 anos de idade que podem permanecer na instituição, dependendo da gravidade dos casos, por um período até seis meses ou superior, havendo mesmo casos em que ficam por mais do que um ano.

Esta valência possui três técnicos: a directora técnica, que congrega também a função de assistente social, uma educadora de infância e uma psicóloga. Muitas destas crianças têm sérios problemas de saúde, cuja medicação é bastante cara.

Apesar da ajuda da Segurança Social, através de uma comparticipação mensal, por força do Acordo Atípico em vigor, e do município de Vila Nova de Gaia, que cedeu o edifício em regime de contrato de comodato e que assume os custos com a energia eléctrica, água e gás, a Misericórdia de Gaia tem um custo mensal de 615 euros mensais. Actualmente, os 15 lugares no centro de acolhimento encontram-se totalmente ocupados.

Deixe um comentário