1ª Loja solidária de Gaia

A Junta de Freguesia de Arcozelo, em parceria com a Conferência de S. Vicente de Paulo, potenciou um projecto que pretende ser um testemunho de solidariedade. “Ajude-nos a ajudar” é o lema que rege um movimento local expresso numa Loja Solidária, a primeira do concelho de Gaia que abriu as portas no passado dia 30 de Outubro.

Todo o projecto é assente numa lógica de dádiva e partilha, visando o assistencialismo a famílias carenciadas e, em simultâneo, promovendo a melhoria das condições de vida destas e o envolvimento da sociedade civil.

A acção desenvolvida procura dar resposta às emergências sociais, mercê da elevada taxa de desemprego local e diminuição dos postos de trabalho especialmente no sector industrial. Este é um motivo que tem aumentado os casos de pobreza e, consequentemente, maior procura destas famílias aos serviços sociais da autarquia.

Esta iniciativa visa também a promoção, inserção e inclusão da população na comunidade, tendo por objectivo ajudar as pessoas a construir um projecto de vida. De salientar que esta acção insere-se num projecto global que tem vindo a ser desenvolvido pelo gabinete de acção social da Junta de Freguesia de Arcozelo, do qual fazem parte acções como o cabaz alimentar atribuído mensalmente a famílias sinalizadas, ginástica para a 3ª idade, campo de férias desportivas e passeio 3ª idade.

Para o presidente da junta de freguesia, a política autárquica só tem sentido se for dirigida para as pessoas que mais necessitam. Daí que, actualmente a área social seja o primeiro patamar da intervenção autárquica de Nuno Castro Chaves e a base da preocupação cívica.

A realização deste Projecto Solidário passa pelo estabelecimento de parcerias, pois a soma dos pequenos contributos que cada um pode dar tem resultados muito mais justos, válidos e eficazes na comunidade arcozelense.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s