Menezes quer fundir empresas municipais

Gaianima é a única que mantém estatuto actual. Águas de Gaia junta-se com Parque Biológico e a Gaiurb vai aglutinar GaiaSocial, Amigaia e Cidade Gaia-SRU

Apenas três empresas municipais vão existir em Gaia dentro de dois meses. A medida que a autarquia quer implementar serve para “racionalizar os custos” existentes. “Esta é talvez a primeira câmara do país a dar o exemplo”, salientou o presidente da câmara. Esta acção vai ter efeitos imediatos, nomeadamente no número de administradores, que vai diminuir significativamente (dos 23 passar para apenas 9), assim como respectivos assessores e até automóveis.

A expectativa de Menezes é que esta medida signifique alguns milhões de euros, no mínimo que equilibre o corte que a autarquia vai sofrer no que concerne à transferência de verbas do Estado.

Segundo a proposta do autarca, uma grande empresa municipal virada para o ambiente deve nascer com a fusão do Parque Biológico na Águas de Gaia. A outra incorporação prevê a inclusão da GaiaSocial, Cidade Gaia-SRU e Amigaia na Gaiurb. A Gaianima é a única que permanece intacta e continua responsável pelo estabelecimento, gestão e exploração dos equipamentos públicos municipais.

Importante para a autarquia é assegurar os postos de trabalho existentes, com vínculo efectivo de trabalho, e a garantia de direitos e regalias dos funcionários em caso de transferência para as novas empresas.

A par desta medida de fusão, a autarquia também pretende reduzir em cerca de 30% o número de horas extraordinárias e não vai adquirir novas viaturas até 2013. Mais: “Vamos sair de situações abusivas de financiamento dos serviços públicos a cargo do Estado”, revelou Menezes, referindo-se, por exemplo, ao apoio financeiro dado à Comissão de Protecção de Menores ou à gestão que fazem dos equipamentos das EB 2/3 do município.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s