Maior foguete do mundo foi um fiasco

Centenas de pessoas ficaram desanimadas com o evento, depois de elevarem as expectativas para o momento registado no Guiness

Ao contrário do que seria esperado, o lançamento do maior foguete do mundo foi um total desalento para as centenas de pessoas que marcaram presença nas margens junto à foz do rio Douro. Três canas de sete metros e 13 quilos, medido e registado pelo Guiness, não convenceu quem quis testemunhar o momento.

Passavam poucos minutos das 21h00 ontem, quando do lado do Porto se ouviu que iriam ser lançados dois foguetes: “o primeiro sem nenhuma novidade e o segundo o maior do mundo, de forma a se perceber a diferença”. Todavia, para o comum cidadão, pouco ou nada os distinguiu.

Perante a enorme expectativa criada, o desânimo foi total, valendo apenas aos presentes o céu limpo e o bonito luar como cenário aprazível! A este momento seguiu-se um curto espectáculo pirotécnico, em que a base de lançamento dos projécteis se localizava novamente em terrenos de Canidelo.

Nota para o facto de a responsabilidade do evento ter estado a cargo da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos, no âmbito da organização do 12.º Simpósio Internacional de Fogo-de-Artifício, que decorre no Porto, entre os dias 11 e 15 deste mês.

Apesar de tudo, o livro de recordes americano certificou este como sendo o maior foguete do mundo, projectado a mais de 80 metros. Se um pouco ou nenhum efeito visual e auditivo desperta nas pessoas, espera-se que um dia sejam lançados muitos ao mesmo tempo, de forma a que todos fiquem realmente de boca aberta a olhar para o céu.

À margem desta efeméride para certificação do Guiness, resta dizer que o rio Douro, concretamente junto ao Cais de Gaia, recebe ao longo desta semana vários espectáculos pirotécnicos, com criações de Portugal, Espanha e Itália.

Programa: Dia 14 de Outubro Quinta-feira – Fogo-de-artifício no rio Douro (21h30) – Ribeiras do Porto e Gaia | Dia 15 de Outubro Sexta-feira – Fogo-de-artifício no rio Douro (23h30) – Ribeiras do Porto e Gaia

Advertisements

Um comentário a “Maior foguete do mundo foi um fiasco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s