Multidão recebe Cavaco

Centro Cívico e futura Marina de Gaia foram algumas das obras que o Presidente da República visitou. Câmara aprova, por unanimidade, a entrega de medalha de ouro de mérito municipal a Aníbal Cavaco Silva

A ansiedade e a multidão encheram o recém-inaugurado Centro Cívico de Gaia, ontem. O motivo era simples: a presença do Presidente da República (PR).

Pontualmente, Aníbal Cavaco Silva chegou e não se coibiu de distribuir sorrisos e apertos de mão por aqueles que ganharam coragem e se dirigiram à figura número um do panorama político nacional. Os ‘vivas’ ao presidente percorreram os vários metros do novo espaço do centro da cidade. Esta obra foi a primeira que Cavaco inaugurou em Gaia. Um projecto que renovou o rosto do miolo urbano do município e que agradou a muitos gaienses que assistiram à cerimonia.

Mas foi durante a cerimónia que o PR recebeu das mãos do presidente da câmara a medalha de ouro de mérito municipal que o tornou cidadão honorário de Vila Nova de Gaia. Aprovada por unanimidade pelos vereadores, esta homenagem deve-se ao facto “de ser o único ‘farol’ de modernização do nosso país neste surto de 35 anos de democracia”, explicou Filipe Menezes.

Antes mesmo desta entrega, o autarca fez questão de enumerar o rol de projectos que desenvolveu ao longo destes três mandatos de liderança em Gaia, nomeadamente, a requalificação da rede viária, o saneamento, a habitação social e o parque escolar, assim como as preocupações ambientais. Todos projectos feitos em “contra-ciclo” frisou Menezes.

E como Gaia não é o “paraíso”, o presidente da câmara apontou o passivo autárquico: “são 250 milhões de euros”. Porém, a este valor deve estar anexo 1,8 mil milhões de euros investidos nos últimos dez anos”, evidenciou o autarca.

Primeiro o ‘banho’ de multidão, depois a medalha honorífica. “Quero agradecer, até com alguma emoção, a distinção que acabam de me conceder”. Foi desta forma que o PR reagiu à entrega da medalha. “E é com uma satisfação muito particular que regresso a Gaia. Uma Gaia que mudou muito, mas mesmo muito nos últimos anos, resultado da vontade das suas gentes e dos homens que a lideraram”.

Cavaco mencionou as requalificações da orla costeira, do Centro Histórico e até da zona fluvial, reforçando a ideia de que, com estas obras, a qualidade de vida dos gaienses melhorou significativamente. E se o trabalho que foi feito já é de destaque, o que “impressiona” o PR é “o que vai ser feito”. Cavaco falava da Marina de Gaia, situada nas freguesias de Canidelo e Afurada. “A economia do mar é a verdadeira aposta estratégica do futuro”, até porque potencia duas vertentes nacionais: o turismo em parceria com a economia do mar. Cavaco deixou os Paços do Concelho e rumou à Afurada, onde ‘lançou a primeira pedra’ deste projecto municipal.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s