Modelo troca pilhas usadas por novos livros

Este ano, o projecto contou com um desafio inédito ao convidar as crianças a ilustrarem o “Carro a Pilhas”, que conta com o envolvimento de Joana Vasconcelos. O objectivo do Projecto Pilhas de Livros é fomentar, junto dos mais novos, hábitos de leitura, sensibilizando-os ao mesmo tempo para a importância da reciclagem

Foram 33 as escolas vencedoras na região do Porto que receberam 1000€ cada uma para a aquisição de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. O entusiasmo e incentivo dos alunos participantes permitiram a recolha de milhares de pilhas usadas, entregues nos hipermercados Modelo da região.

O Modelo está a entregar às escolas vencedoras do projecto Pilhas de Livros a nível nacional cerca de 130 mil euros para aquisição de um total de 12 mil e 500 livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação. A iniciativa que tem a colaboração da Ecopilhas, Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, contou com a participação de mais de 266 mil crianças, do pré-escolar ao 3º ciclo, que foram responsáveis pela recolha de mais de 75 toneladas de pilhas.

De acordo com o Comissariado do Plano Nacional de Leitura, do Ministério da Educação, “o projecto Pilhas de Livros é um exemplo de colaboração frutuosa, na área da Educação, entre o Plano Nacional de Leitura e empresas privadas”. Também Eurico Cordeiro, Director Geral da Ecopilhas refere que “O número crescente de alunos, envolvidos nesta acção, é notável e o empenho dos professores determinante para o sucesso desta iniciativa que representa já cerca de 20% do total de pilhas recolhidas em Portugal”.

O Desafio “Carro a Pilhas”

Este ano o desafio lançado é o do ‘Carro a Pilhas’, uma instalação que está actualmente em fase finalização pela conceituada artista plástica Joana Vasconcelos sob o tema da reciclagem. O projecto teve por base um carro antigo, sobre o qual a artista tem estado a intervir e criar uma obra de arte e que permite, de uma forma simbólica, alertar e consciencializar as famílias, em especial as crianças, para questões de carácter ambiental e cultural.

Desta forma, os alunos foram convidados este ano a desenhar o ‘Carro a Pilhas’ e escrever a sua história – o que é para eles o ‘Carro a Pilhas’; qual a missão e os poderes especiais. As escolas inscritas na iniciativa Pilhas de Livros poderiam entregar uma história ilustrada, seleccionada previamente entre os trabalhos dos alunos participantes. As cinco escolas vencedoras, em função da criatividade e originalidade da história ilustrada apresentada vão receber em breve a visita do verdadeiro ‘Carro a Pilhas’, obra de Joana Vasconcelos.

Escolas vencedoras de Vila Nova de Gaia: Jardim-de-Infância de Olival; Jardim Infantil Associação Social e Recreativa Trrim Trrim; Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Francelos; e Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância de Anta nº 2

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s