Vilar de Andorinho abastece carros eléctricos

Primeiro centro auto-eléctrico do país está a ser construído em Gaia, numa parceria entre a autarquia e a empresa Prio Energy

O primeiro posto de carregamento rápido de baterias de veículos eléctricos vai ficar instalado em Gaia. A freguesia de Vilar de Andorinho é o local escolhido, concretamente entre a Avenida de Vasco da Gama e a Travessa de Baiza, e é o resultado da parceria celebrada, esta segunda-feira, entre a câmara e a empresa Prio Energy.

O centro auto-eléctrico já está em execução e ficará dotado de dez carregadores de baterias, do tipo ‘fast-charge’, bem como o abastecimento de veículos de combustão interna, aqui privilegiando os biocombustíveis e combustíveis de base verde. Aqui ficarão ainda agregados a comercialização e manutenção do veículo eléctrico de duas e quatro rodas.

“Com esta iniciativa, completa-se mais uma peça no puzzle da sustentabilidade em Gaia”, afirma na ocasião o vice-presidente da edilidade. “O concelho é o primeiro do país a dar o exemplo de uma iniciativa que se irá estender a muitos mais municípios. Acreditamos que é possível, até 2012, construir outros centros em Gaia”, complementa Marco António Costa.

Esta iniciativa vem no seguimento dos objectivos ambientais definidos no Plano Municipal da Sustentabilidade, no eixo de actuação relativo à Mobilidade Sustentável, como a redução de 25% de CO2, até 2020, nomeadamente através da construção de uma rede municipal de veículos movidos a energias não poluentes e respectivas infra-estruturas, a iniciar este não. “Este acordo irá permitir a melhor sensibilização dos gaienses para as vantagens da utilização de veículos eléctricos”, adianta o presidente da Prio, Carlos Martins.

Assim sendo, importa referir que, por cada centro, a Prio Energy vai entregar quatro viaturas ao município, com o objectivo de dotar a frota automóvel camarária de veículos eléctricos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s