SUMA hasteia 200 bandeiras de Escolas SABIENTES

Mais de 25 mil crianças, de norte a sul do País, estiveram envolvidas no projecto SABIENTAR, no ano lectivo 2009/2010, que agora se encerra. Ao todo, foram hasteadas 202 bandeiras de ESCOLAS SABIENTES, em sete dos municípios com Programa de Educação Ambiental da SUMA, nomeadamente Aveiro, Batalha, Oliveira do Bairro, Ourém, Porto Mós, Sintra e Vila Nova de Gaia.

A certificação 100% ESCOLA SABIENTE foi atribuída aos Estabelecimentos de Educação e Ensino (EEE), que iniciaram e cumpriram o conjunto de acções previstas no SABIENTAR, em mais de metade dos municípios aderentes. O valor médio da certificação obtida pelo desenvolvimento deste programa de Educação e Sensibilização Ambiental, que funciona em diversas fases e tem a duração mínima de um ano, atingiu os 91%.

Vila Nova de Gaia foi o município onde foi hasteado o maior número de bandeiras ESCOLAS SABIENTES, num total de 93, resultado expressivo, que em parte se justifica pelo número de EEE aderentes (100) e população abrangida (14.460 alunos).

Tratando-se de um projecto de continuidade, o SABIENTAR, integra, até à data, três fases de intervenção, através da exploração dos Cadernos 1, 2 e 3 do “Manual de Sabedoria Ambiental”.

Assim, para além de certificar os novos EEE que vierem a dar provas do esforço na implantação e avaliação das rotinas ambientais e de Cidadania, a terceira e próximas fases, visam ainda renovar a certificação dos EEE que, no ano anterior, receberam o mesmo galardão – ESCOLA SABIENTE –, apostando, por isso, na sedimentação das aprendizagens e práticas adquiridas e na continuidade do processo formativo.

As fichas curriculares definidas nesta campanha são trabalhadas, na sua grande maioria, em situação formal de aprendizagem (sala de aula), implicando ainda a família nuclear na realização de “TPC – Tarefas Para Crescer”, pelo que a abrangência estimada, no ciclo de trabalhos que ora se encerra, é de cerca de 67.500 sujeitos.

Adicionalmente às questões relacionadas com a protecção do Ambiente, os manuais abordam temáticas transversais que versam sobre as boas práticas de Cidadania e a formação pessoal e social – conteúdos incluídos nos programas curriculares do 1.º CEB -, nomeadamente no que concerne a Prevenção de Risco e Rodoviária, e a Saúde Básica e Alimentar.

Entre as mais de 400 campanhas de sensibilização, concebidas e executadas pela SUMA, “o projecto SABIENTAR distingue-se pelo valor formativo e pela abordagem de reconhecimento de competências, cuja implicação ao nível da motivação e mobilização comportamental é muito eficaz, sobretudo junto de populações relativamente inacessíveis, que se vêem envolvidas pela acção directa das crianças dos EEE aderentes e/ou certificados”, sublinha Alexandra Pericão, coordenadora do departamento de Educação e Sensibilização Ambiental da SUMA.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s