‘Memórias do Município de Vila Nova de Gaia, Da fundação à actualidade’

O arquivo municipal Sophia de Mello Breyner, inaugurou no passado dia 28 de Junho a exposição ‘Memórias do Município de Vila Nova de Gaia, Da fundação à actualidade’.

Através da mostra documental evocativa dos 176 anos de constituição do município de Gaia e também da comemoração do centenário da República, é possível reconhecer que um arquivo municipal permite a qualquer instituição conhecer-se a si própria através dos registos e simultaneamente dar-se a conhecer à comunidade local.

Com este objectivo, ensaiam um modelo de trabalho que parte de uma metodologia de recolha e processamento de informação puramente técnica, recorrendo antes de mais às normas técnicas específicas, para numa segunda fase, converter essa informação num produto inteligível à população em geral.

Nesta abordagem, pretendem alcançar uma dupla vertente cara à causa arquivística: por um lado a aproximação da organização, à sociedade nos aspectos cultural e de cidadania, por outro promover a auto estima da instituição, através de um processo de procura das suas raízes, símbolos e fases de crescimento.

Estruturada em seis núcleos principais: ANTECEDENTES, CRONOLOGIA, MANDATOS, COMPETÊNCIAS, CASAS DA CÂMARA e CARGOS E FUNÇÕES, expõem uma narrativa apoiada em testemunhos de diferentes épocas, diferentes materiais e diferentes técnicas de produção, que reflectem os principais traços da evolução da História Local nos dois últimos séculos. Através do património documental arquivístico do município, apresentam os principais actores, palcos, as grandes reformas administrativas que condicionaram o exercício do poder municipal.

Trata-se de um documento único e inédito, que reúne pela primeira vez, toda a informação disponível acerca dos principais momentos da história do concelho de Vila Nova de Gaia e que culminará com a publicação de um livro, prevista para o dia 5 de Outubro, integrada nas comemorações do Centenário da República.

A mostra poderá ser vista até Junho do próximo ano, de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 17h30.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s