Misericórdia de Gaia celebra 81 anos de vida

Provedor Joaquim Vaz

O 81º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Gaia ficou marcado pela emoção, recordações e reconhecimentos. E a comprovar estiveram as dezenas de Irmãos que encheram o pavilhão Joaquim Oliveira Lopes, no passado dia 26 de Junho.

O Provedor da Misericórdia de Gaia mostrou-se satisfeito e emocionado por receber o abraço de uma multidão de Irmãos e amigos que quiseram participar no aniversário da instituição, provando que, apesar de ser muito jovem, tem “uma vida e obra credoras do respeito de toda a sociedade”.

Joaquim Vaz evocou o passado da Irmandade e do presente, essencialmente, composto pelo empenho do “capital” e valores humanos e o futuro de esperança, responsabilidade e concretização de sonhos e projectos. “Temos muitos motivos para nos sentirmos felizes pelo enorme trabalho solidário que a misericórdia presta a todos os seus utentes”, enalteceu.

O Provedor aproveitou para agradecer o “apoio e estima” do município para com a Misericórdia de Gaia, que é uma das maiores instituições de apoio social do concelho gaiense.

Um dos momentos aguardados com muita expectativa foi o da mensagem de D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, que falou aos presentes sobre ‘O importante papel das Instituições de Solidariedade e das Misericórdias em particular’, evocando as 14 Obras de Misericórdia.

Durante o evento novos Irmãos foram entronizados, nomeadamente o administrador empresa municipal Águas de Gaia, José Maciel, os vereadores da câmara Mário Fontemanha e Firmino Pereira, bem como o adjunto da presidência, António Barbosa.

Os 81 anos de vida da Irmandade ficam marcados pelo empenho e dedicação de todos os colaboradores que já serviram a instituição, e pelos que ainda servem. Nesse sentido, a Irmandade homenageou a prata da casa: os colaboradores que se reformaram este ano e os que completam 25 anos de serviço.

Uma das peças fundamentais que compõe a Misericórdia de Gaia é o serviço de voluntariado. Às quatro dezenas de voluntários da Misericórdia nos Lares, Creche e Jardim-de-Infância e Centro de Acolhimento juntaram-se mais quatro novos voluntários que receberam do Provedor o símbolo da instituição e o Compromisso do Voluntariado, que leram em voz alta.

A sessão solene das comemorações do aniversário da misericórdia foi abrilhantada pelos jovens talentos da Orquestra da Sociedade Filarmónica de Crestuma.

O dia terminou em festa com o Arraial/Convívio que se realizou na Creche e Jardim-de-Infância D. Emília de Jesus Costa em que os convidados aproveitaram para confraternizar e dar um “pezinho” de dança ao som da animada actuação da artista gaiense e Irmã da Misericórdia de Gaia, Rosita.

Advertisements

Um comentário a “Misericórdia de Gaia celebra 81 anos de vida

  1. Gostaria de preguntar o que é feito das fotografias que tiraram quando o
    n/ Canto Coral de Canelas, foi cantar pelo carnaval a Misericordia de Gaia
    e o Senhor Provedor, disse que iam enviar as fotografias que tiram, para o
    Facebook para agente ver , e, até esta data não vimos nada.
    Será que não merecemos essa consideração. Obrigado e até breve

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s