Gaia celebra Dia da Cidade

Há precisamente 36 anos que Vila Nova de Gaia foi elevada à categoria de cidade. Esta data, a par do dia do município, é das mais importantes para os gaienses. Como vem sendo habitual, o executivo liderado por Luís Filipe Menezes aproveita a efeméride para homenagear personalidades e instituições que, de alguma forma, elevam o nome de Gaia pelos quatro cantos do país, e, porque não, até do mundo.

Este ano, uma vez mais, esta cerimónia decorreu nos Paços do Concelho. O salão nobre vestiu-se a rigor para a entrega de medalhas.

Coube ao Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, discursar pelos homenageados. O bispo aproveitou para enaltecer o papel que as cerca de 20 mil instituições que existem em Portugal, apelidando-as de “riqueza fantástica” ao serviço da comunidade envolvente. Vila Nova de Gaia foi a cidade onde começou o itinerário vocacional e, talvez por isso, D. Manuel Martins, para além da recente medalha de Honra, tenha já associado o seu nome a um empreendimento social da freguesia de Oliveira do Douro. Paralelamente, o bispo teve também um papel preponderante na Fundação Obra do Padre Luís, em Oliveira do Douro, e no Colégio de Gaia.

O presidente da câmara municipal recordou que estes tributos são feitos a “um conjunto de personalidades criteriosamente escolhidas”, sendo representativas das mais diversas áreas. Ainda assim, Filipe Menezes evidenciou as mais de “400 instituições com porta aberta e actividade quotidiana” que proliferam no concelho.

Entre os homenageados destacam-se o autor de muitas letras Carlos Tê e o jovem campeão Paulino Cruz.

Medalhas

Medalha de Honra – D. Manuel da Silva Martins, Bispo Emérito de Setúbal

Medalha de Mérito Cívico – Prata – Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Gaia

Medalha de Mérito Profissional – Ouro – Fernando Guedes, Presidente da Sogrape

Medalha de Mérito Cultural e Científico – Ouro – Carlos Tê

Medalha de Mérito Cultural e Científico – Prata: Associação Cultural e Recreativa Fanfarra Alameda S. João; Fábrica da Igreja Paroquial de Oliveira do Douro; Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão”; Rancho Folclórico e Cultural N. Sra. do Monte de Pedroso; Rancho Folclórico S. Salvador de Grijó; Rancho Regional de Olival Medalha de Mérito Cultural e Científico – Bronze – Manuel Correia – “Museu da Balança”

Medalha de Mérito Desportivo – Ouro – Paulino Cruz

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s