Ambiente

Valadares Sul recupera Bandeira Azul

Gaia e Albufeira são os municípios da Europa com mais distinções. Dentro de semanas vai ser lançada primeira pedra do Centro de Reabilitação

Este ano, os veraneantes vão poder usufruir da qualidade máxima em 18 zonas balneares de Gaia. Mais uma que em 2009 já que Valadares Sul recuperou a Bandeira Azul (BA) perdida em 2008. Ao todo, envolve um imenso areal composto por 28 praias que vão desde Lavadores até à Granja. Este número faz de Gaia – a par de Albufeira – o município com mais BA do país e da Europa.

Esta manutenção tem-se verificado ao longo dos anos, mas é um resultado “muito difícil”, confessou o presidente da câmara municipal de Gaia. Filipe Menezes lembrou que este é um concelho muito complexo e que “é um grande desafio aguentar este ‘pleno’ de BA numa frente urbana como Gaia”.

Nos próximos meses, vai ficar concluída a frente de mar da Aguda (englobando um novo parque estacionamento para dezenas de carros junto à Estação Litoral da Aguda), assim como a maior parte das obras de requalificação entre Canidelo e a Madalena. Paralelamente, a autarquia pretende também melhorar a qualidade da ciclovia de Valadares. “Apesar das dificuldades, continuamos a investir na frente mar”, referiu  Menezes.

O autarca salientou que os projectos que se desenrolaram, ao longo da última década, na frente mar pretendem torná-la como uma zona de primeira habitação de qualidade de referência na Área Metropolitana do Porto, assim como uma zona de turismo urbano requalificado.

A par das Bandeiras Azuis, e no que diz respeito ao projecto “Praia Acessível Praia para Todos”, o município vai manter as cinco que já apresentava, nomeadamente, Aguda, Canide-Norte, Miramar, Canide-Sul e Senhor da Pedra.

Com este projecto pretende-se que todos os cidadãos com problemas de mobilidade – seja permanente ou pontual – possam também usufruir de pequenos ‘prazeres’ como apanhar um pouco de sol ou tomar um banho de mar. Para tal, estas praias possuem equipamentos próprios como passadeiras com rampas e de acesso à praia, serviços de apoio adaptado e tapetes amovíveis, sem esquecer o estacionamento reservado.

Menezes aproveitou ainda para anunciar que dentro de algumas semanas “irá ser lançada a primeira pedra do Centro de Reabilitação da Zona Norte”, no antigo Sanatório de Valadares. Toda a zona que envolve o equipamento vai sofrer algumas reestruturações, para responder às necessidades das pessoas ao que irão procurar os servidos. Só falta mesmo acertar datas com o Governo.

Praias com Bandeira Azul: Lavadores (Zonas Ventosas I, Zonas Ventosas II, Pedras Amarelas), Salgueiros (Estrela-do-Mar, Mar à Vista, Salgueiros), Canide Norte (Sereia Costa Verde, Canide Norte – Grão d’Areia, Canide Norte), Canide Sul, Marbelo, Madalena Norte, Madalena Sul, Valadares Norte, Valadares Sul (Sindicato, Valadares Sul, Atlântico), Dunas-Mar, Francelos, Francemar, Sãozinha, Senhor da Pedra, Miramar (Miramar Norte, Miramar Sul), Mar e Sol, Aguda (Areia Branca, Aguda) e Granja.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s