Freguesia

Oliveira do Douro abençoada pelo bispo

Começa a ser habitual a presença do Bispo do Porto em Gaia. Depois de associar o nome à mais recente urbanização social, no Centro Histórico, D. Manuel Clemente esteve durante três dias de visita à freguesia de Oliveira do Douro.

Recebido pelo presidente de junta, o representante da igreja ficou a conhecer as características e a história da freguesia, que actualmente tem cerca de 20 mil pessoas recenseadas. Instituída freguesia a 2 de Fevereiro de 1836, Oliveira do Douro sempre teve características rurais, mas pela procura e localização tem verificado uma transformação bem vincada. Hoje, a ruralidade deu lugar à urbanidade em grande parte do território.

O novo presidente da junta pretende para este ano a conclusão do Lar de Idosos, criar condições para o alargamento de cemitério, bem como requalificar alguns espaços públicos. De salientar que estão a ser construídos dois lares, um deles proposto pela junta e outro pela paróquia local e que servirão para colmatar uma carência efectiva dos oliveirenses.

Segundo Dário Silva, “estamos convencidos que, em articulação com todas as instituições, podemos construir um futuro cada vez melhor para a freguesia de Oliveira do Douro”, lutando sempre contra os problemas efectivos da comunidade e em especial no combate à exclusão social.

O vice-presidente da câmara aproveitou a visita do bispo para anunciar obras que já estão a ser projectadas para a freguesia. “A câmara tem procurado acompanhar um conjunto de investimentos para as cerca de 30 mil pessoas que aqui habitam”, revelou Marco António Costa. Por exemplo, na reabilitação de bairros sociais, com a construção de novas habitações, assim como na modernização do parque escolar, salientando o investimento que está a ser feito com a construção do Campus da Lavandeira. Mas, “mais do que o investimento físico que está a ser feito, o que faz a diferença são as pessoas que integram a rede de serviços que anónima e voluntariamente trabalham no concelho”, enalteceu o social-democrata.

D. Manuel Clemente explicou que para além de ficar a conhecer melhor a freguesia e respectivas instituições, esta visita visa aproximar a igreja à comunidade. “Se todos colaborarmos, podemos contribuir da melhor forma para o desenvolvimento das instituições”, revelou o bispo. No primeiro dia, o clérigo visitou o Centro de Dia Manuel Arménio Braga, o Centro de Saúde e a esquadra da PSP.

Seguem-se outras freguesias em Gaia com visita abençoada do bispo. Dentro de dias D. Manuel Clemente vai conhecer Canidelo. TT/PC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s