Freguesia

Afurada homenageia padre Joaquim Araújo

Cerimónia de tributo ao pároco levou dezenas de afuradenses ao salão nobre da junta

Populares visivelmente satisfeitos com homenagem ao pároco

9 de Fevereiro de 2010. Precisamente no dia em que se celebrou o 58º aniversário da elevação da Afurada a freguesia, uma das figuras mais importantes da terra foi homenageada através da inauguração de um busto localizado no largo da junta.

O padre Joaquim Araújo é uma figura importante e respeitada pelos afuradenses. A elevação da Afurada a freguesia, tanto canónica como civil, deve-se a ele que foi muito mais do que um homem religioso. Joaquim Araújo foi uma figura humanista que sempre lutou pelos interesses do povo da localidade. A construção do bairro dos Pescadores bem como do posto da PSP são outros exemplos do seu esforço.

O presidente da junta, Eduardo Matos, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Marco António Costa, inauguraram a estátua esculpida por Margarida Santos perante o olhar emocionado de inúmeros afuradenses.

Após a inauguração, deu-se início à cerimónia de homenagem. O presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Afurada, Ricardo Ferreira Organista, foi o primeiro a falar e centrou o discurso na história da terra e na importância que o homenageado teve naquele local. Terminou a intervenção com a apresentação de um vídeo sobre a Afurada e que contou, de forma resumida, a história do Padre Joaquim de Araújo.

Marco António Costa escuta solicitação da residente

Seguiu-se Manuel Cunha, amigo do Padre, que se comoveu várias vezes ao longo do discurso, enquanto falava das batalhas que o homenageado teve de travar durante a ‘passagem’ pela freguesia.

Eduardo Matos também deu o contributo à cerimónia evocando o padre e todo o trabalho que desenvolveu na Afurada. Aproveitou a presença de Marco António e fez um pedido: uma associação com a junta de freguesia para se fazer uma homenagem aos ‘bacalhoeiros’. O tributo será semelhante à do pároco, colocando também um monumento alusivo à pesca do bacalhau no centro cívico.

Este pedido foi prontamente aceite por Marco Costa que deu ainda a conhecer projectos futuros para a Afurada tais como a construção da marina Afurada/Canidelo, a criação da sede do Rancho Folclórico e a construção do novo Mercado da Afurada. AR

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s