Saúde

Concurso do hospital arranca em Fevereiro

Nova unidade de saúde servirá 700 mil pessoas, numa área 160 metros quadrados, terá cerca de 600 camas e todas as especialidades

O concurso público para a construção do novo Centro Hospitalar de Gaia/Espinho vai ser lançado já este Fevereiro. A novidade foi avançada pelo secretário de Estado da Saúde, a três dias do final do ano.

“O concurso arranca em Fevereiro e um dos motivos pelos quais tivemos de fazer mais estudos é que procurámos simplificar ao máximo os processos, eliminar os elementos redundantes e suprimir aqueles que eram pouco valorizados em termos de avaliação final”, explicou Óscar Gaspar, acrescentando que “o Plano Funcional está já aprovado, faltando apenas concluir o caderno de encargos”.

Com o objectivo de servir cerca de 700 mil pessoas, o novo hospital terá aproximadamente uma área de 160 metros quadrados em Vilar do Andorinho (o triplo do hospital Santo António, no Porto), perto de 600 camas (a maioria em quarto individual) e todas as especialidades, “incluindo radioterapia, hemodinâmica e as valências mais avançadas”.

No que concerne a custos, prevê-se que o valor de construção ronde os 190 milhões de euros, subindo a fasquia para os 250 ou 300 milhões com a aquisição de equipamento médico e informático. “Estes custos são meramente indicativos”, até porque os “valores efectivos só serão conhecidos quando os documentos que suportam o lançamento do concurso público estiverem concluídos”, observou o governante.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s