Cultura

Universo Star Wars, brevemente muito mais perto do que pode pensar

Sexta-feira, dia 20 de Novembro às 18 horas abrem-se as portas da mostra que celebra a mais famosa saga da história do cinema, com peças únicas e exclusivas que vão estar patentes em 1200 m2 de área.

Universo Star Wars é fruto da dedicação e do trabalho de três apaixonados da saga criada por George Lucas, que desde há 32 anos coleccionam as peças que pela primeira vez aparecem juntas numa única mostra.

O espaço onde decorre o evento, na praça do Eixo Atlântico, junto ao El Corte Inglés Gaia Porto, vai estar dividido em duas áreas principais, a Azul e a Vermelha.

A área Vermelha

Miguel Ángel Cruz Sedeño e Jorge Jimenez Parra são os responsáveis pela mostra Vermelha, que é constituída por mais de mil peças, que contam muita da história de Star Wars.

São 300 m2 onde é possível ver uma ampla gama de material vintage, ou seja, todo aquele que foi colocado no mercado entre 1977 e 1985. O destaque vai para peças como o primeiro artigo de merchandising que a marca Kenner lançou no mercado, na altura da estreia do primeiro filme da saga. Artigos como bustos, estatuetas, réplicas de naves, capacetes restaurados e dioramas, entre muitas outras completam a colecção.

Para eles Star Wars é muito mais do que um simples hobby, que partilham com as profissões que desempenham.

A área Azul

O Episódio 1 de Star Wars vai ter um destaque muito especial, para celebrar o décimo aniversário da estreia de “A Ameaça Fantasma” em 18 de Setembro de 1999 (1 de Outubro em Portugal).

O público vai poder apreciar várias vitrinas, com dioramas de um nível de detalhe incrível com Micromachines e naves à escala, da colecção Action Fleet, todos estes relacionados com o filme.

São peças raras, extremamente difíceis de conseguir devido à exclusividade da série que foi lançada no mercado no Natal de 99. Segundo Luismi Alonso, o proprietário da colecção, quem sabe esta não seja a primeira vez que se vê no mundo a colecção completa de Micromachines do Episódio 1, montada numa vitrina com tudo o que foi colocado no mercado relacionado com este episódio, assim como todos os dioramas da Action Fleet correspondentes a esta colecção, que desapareceu em 2001.

Por ser a primeira vez que esta mostra está patente em Portugal, Luísmi Alonso quis preparar um presente especial para o público do Grande Porto, criando uma vitrina especial dedicada exclusivamente a Ralph McQuarrie, criador dos desenhos conceptuais da trilogia clássica, assim como de inúmeros elementos de merchandising e postais, entre outros. Nesta vitrina vai ser possível ver alguns dos seus desenhos, numa ampla selecção de imagens e logótipos criados de 1977 até 83.

Animação

A animação vai ser uma constante até ao dia 31 de Dezembro, com a Escola de Jedi a marcar presença diária. Durante a semana, ao fim da tarde, os cavaleiros Jedi vão combater as forças do mal, coadjuvados pelos pequenos fãs que se vão iniciar nas “artes” Jedi. As actuações decorrem ao fim da tarde, estando marcadas para as 18.00 e as 19.00 horas. Nos fins-de-semana e feriados as actuações acontecem ao meio-dia e às 18.00 horas.

Universo Star Wars completa-se ainda com uma área de venda unicamente dedicada à série, onde os fãs vão poder encontrar inúmeras peças exclusivas que lhes permitirão ampliar as suas colecções. No entanto, a área de venda não se esgota em material específico de coleccionador, podendo ser encontrado o brinquedo mais simples, o presente ideal para este Natal. Tudo sob o conceito Star Wars.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s