Ambiente

Município dá mais um exemplo ambiental

350 em GaiaGaia e Lisboa foram as cidades portuguesas que se associaram à iniciativa “350 – Dia de Acção Climática Global“. A acção realizou-se em 14 países e juntou milhares de pessoas de todo o mundo para impor que o acordo climático de Copenhaga estabeleça uma redução da concentração de carbono na atmosfera.

Segundo o movimento 350, o objectivo é “sensibilizar cidadãos e pressionar governantes e decisores políticos à tomada de medidas no sentido de baixar o CO2 existente na atmosfera para 350 partes por milhão”. Actualmente, a quantidade existente é de 390 partes por milhão, na Revolução Industrial a relação era de 260 partes por milhão. Muitos cientistas estão convencidos que 350 é o valor que permite a reversibilidade da maior parte das alterações climáticas já em curso e se nada for feito, dentro de pouco tempo, os valores agora existentes tornarão a situação irreversível. O pior é que, a não serem tomadas medidas a quantidade de CO2 existente, vai aumentar.

Porquê dia 24 de Outubro? O movimento explica: “Porque dia 24 de Outubro é o dia das Nações Unidas (fundadas a 24 de Outubro de 1945). Por isso se transformou este dia no dia das acções climáticas”. Mas também porque “em Dezembro vai decorrer em Copenhaga, na Dinamarca um Congresso da ONU sobre o ambiente e pretende-se que sejam tomadas decisões corajosas e determinadas para a redução dos níveis de CO2 da atmosfera para 350 partes por milhão”, referem.

Dentro de dois meses vai decorrer a Cimeira de Copenhaga (Dinamarca) na qual se tentará chegar a um acordo sobre o que vai suceder ao Protocolo de Quioto.

Em Gaia, a iniciativa aconteceu no Jardim do Morro e no tabuleiro superior da Ponte D. Luís 1.

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Ambiente

Um comentário a “Ambiente

  1. Gaia, é, de facto, um concelho de referência, a nível nacional… Senhores (as) governantes deste país “à beira – mar plantado” aprendam porque… “Menezes… Menezes… Luís Filipe Menezes é o maior… etc., etc.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s