Sociedade

Casa nova para cães e gatos

DSC_0065O município já pode combater com mais condições o problema dos animais abandonados. Chama-se Centro de Reabilitação Animal e é o mais recente equipamento inaugurado pela câmara de Gaia. O primeiro depois das eleições autárquicas.

O novo espaço substitui o ‘canil’ que existia há cerca de 60 anos ‘paredes meias’ com os Paços do Concelho e que vai ser demolido.

Cerca de 1000 m2 vão acolher 78 animais – cães e gatos – no equipamento que agora está instalado junto às Oficinas Municipais. Para que o acolhimento de animais seja o melhor possível, o centro possui ainda uma clínica veterinária e uma sala de cirurgias geridas pelo Parque Biológico. No total a autarquia investiu 250 mil euros.

“Fizemos um compasso de espera para construir este Centro, pois tínhamos previsto um projecto maior em parceria com todos os municípios da Área Metropolitana do Porto. Tal não foi possível, mas penso que este espaço tem uma grande dignidade”, explicou o presidente camarário. Apesar disso, o projecto intermunicipal inicial poderá ser restabelecido em qualquer altura, caso haja acordo entre todos.

Filipe Menezes assegurou que, apesar deste moderno equipamento, vão continuar as campanhas municipais de defesa e protecção dos animais, já que “é um problema que não se trata com canis, mas sim com o procedimento quotidiano de todos os cidadãos”. Para já, o pelouro responsável pretende triplicar o número de animais adoptados. Vão deixar de ser feitas campanhas nos centros comerciais e passar a fazê-las no Centro de Reabilitação Animal. Mas, essencialmente, vão apostar “nas iniciativas de sensibilização para o não – abandono dos animais. Pensamos que as crianças podem ser um veículo eficaz de transmissão da mensagem”, destacou o vereador Mário Fontemanha.

Menezes assegurou que as inaugurações não vão parar. “Dentro de poucos dias vamos inaugurar novas vias estruturantes e o empreendimento social do Miradouro, em Santa Marinha”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s