Ambiente

AdDP inaugura exposição ímpar no Dia Nacional da Água

_TAS2134fFoi inaugurada a exposição itinerante “Onde Há Água, Há Vida”, do autor César Sanz, no Palacete Pinto Leite. Ficará patente ao público até ao próximo dia 25 de Outubro.

A Águas do Douro e Paiva pretendeu assinalar o Dia Nacional da Água de forma singular, acolhendo esta exposição que foi preparada durante dois anos para a Expo de Zaragoza 2008. Trata-se da Exposição de 110 fotografias inéditas, apresentada pelo Gabinete das Nações Unidas de apoio à Década Internacional para a Acção “A água, fonte de vida” 2005 – 2015” e que vai terminar o seu périplo na UNESCO, em Paris.

A inauguração contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre as quais os membros do Conselho de Administração da AdDP, o Presidente do Foro 21 de Soria, representantes da Câmara Municipal do Porto, da Águas de Gaia, alunos e professores da Escola EB 2/3 Ramalho Ortigão e outras.

Nas palavras dos diversos intervenientes, esta exposição representa um elo de ligação entre as cidades de Soria e Porto através do rio Douro.

Segundo o autor “Onde Há Água, Há Vida” significa que sem água não pode haver vida nem desenvolvimento sustentável, porque a água não é tudo, mas tudo falta quando não há água.”

A ONU elogia esta exposição fotográfica porque entende que a mesma mostra a “importância da água numa dimensão múltipla, permitindo ao visitante compreender a problemática da água e a sua gestão a nível mundial, regional e nacional e que a água é fonte de vida”.

A década 2005-2015, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como dedicada exclusivamente à educação, divulgação e informação acerca dos diferentes problemas relacionados com a água no mundo tem nesta exposição uma das suas mensagens principais, tendo como objectivo principal promover a contribuição da comunidade internacional para superar a falta de acesso seguro à água para consumo humano, a que estão sujeitas mais de 1100 mil milhões de pessoas e de acesso a saneamento básico de que sofrem mais de 2600 milhões de pessoas no mundo.

Uma maior tomada de consciência por parte dos cidadãos acerca da importância da água como recurso básico do séc. XXI, é a mensagem que a AdDP pretende deixar à região e ao país com esta exposição, uma forma de informar, sensibilizar e educar a comunidade sobre o tema, através da mostra de diferentes visões e interpretações da água.

Nesta exposição é possível ver lugares tão diversos como as bacias dos rios mais importantes de Espanha e Portugal, imagens dos Parques nacionais e naturais, pontes, lagos, lagoas e recantos únicos da natureza, tendo a água como elemento obrigatório.

Horário da Exposição (ENTRADA LIVRE): Segunda a Sábado das 10:00 às 19:00h, Domingo: 12:00 às 19:00h

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Ambiente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s