Sociedade

Alunos de Artes vão colorir o centro histórico

IMG_0902Dentro de um ano, o centro histórico vai receber mais um estabelecimento de ensino: o Instituto das Artes e da Imagem (IAI).

Desta feita, a autarquia cedeu o edifício onde vai ser edificada a escola, por um período de 25 anos. Curiosamente, é o mesmo espaço onde esteve a fábrica de calçado Jipe e que recentemente servia de parque de estacionamento, gerido pela empresa municipal Gaianima.

O projecto vai ser financiado pelo QREN pela própria escola e cujo orçamento ascende um milhão de euros. Projectada pelo arquitecto João Resende, a obra servirá para instalar definitivamente o IAI.

IMG_0913Menezes aproveitou a cerimónia para recordar que esta aposta de levar escolas de relevo para a zona está integrada no projecto de reabilitação do centro histórico. Actualmente, já circulam cerca de três mil alunos pelas ruas de Santa Marinha, oriundos do Ginasiano e da Escola Superior e Técnica de Saúde.

Com as novas instalações, os alunos poderão ter uma formação académica mais consolidada e por isso Menezes acredita que muitos deles “façam a diferença de tudo” no futuro.

O IAI foi criado em 1994 e está actualmente instalado no antigo colégio Almeida Garret, no Porto. Este estabelecimento de ensino é o único de ensino artístico especializado no domínio das Artes Visuais, pertencente à rede de escolas secundárias do ensino público-privado. Existem apenas mais dois semelhantes em todo o país.

A escola tem por objectivo não apenas o ensino pela arte, mas acima de tudo promover um “modelo educativo integrado nos princípios do saber-pensar, saber-fazer e saber-ser que, tentando responder às necessidades resultantes da realidade social, contribui para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos, solidários e valorizando a dimensão humana”.

No ano lectivo de 1995/96 iniciam os cursos de Conservação e Restauro, Design de Equipamentos e Produtos e, mais tarde, os cursos de Desenhador de Arquitectura e Imagem Interactiva.

Em 2004/2005 foram aprovados novos planos nos cursos artísticos especializados de Conservação e Restauro do Património, Desenho de Arquitectura e Imagem Interactiva, que possibilitam também, no final do 12º ano, a candidatura ao Ensino Superior e também um diploma de qualificação profissional de nível III.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s