Política

Joaquim Couto ouviu moradores do Balteiro

IMG_0880 onPoucos minutos depois de parar a camioneta do PS, já os moradores do Balteiro espreitavam pelas (minúsculas) janelas. “Leonilde, já temos camioneta aqui no bairro”, gritava uma moradora para o outro lado do bairro. Lentamente, rodearam o candidato socialista e agitados contaram as histórias de vida. Quase todas problemáticas.

Passo a passo, Joaquim Couto aproveitou o bairro e foi enumerando críticas à maioria socialista. O equipamento desportivo “prometido”, mas não concretizado. A falta de transportes públicos. A falta de “tudo”. “Isto é um gueto. Um bom exemplo do que não se deve fazer”, aludindo ao “isolamento” em que se encontram os moradores do empreendimento.

“Estou à espera de uma casa que o Sr. Silvano prometeu, mas agora disse-me que as vagas já estão todas preenchidas”, relatava um das gaienses.

E se as críticas já se faziam ouvir de várias direcções, tudo estalou após a chegada de Silvano Teixeira, um dos administradores da empresa municipal Gaiasocial. Com a presença dos dois políticos instalou-se a agitação. Os moradores ‘dispararam’ críticas em todos os sentidos.

Couto aproveitou ainda para apontar um dos muitos cartazes da autarquia espalhados pela cidade: “Este é o exemplo da apropriação abusiva da câmara ao governo. Obras financiadas a 100% pelo governo, mas no cartaz não têm qualquer referência a isso”.

O propósito da visita ao bairro prendia-se com a apresentação de mais dois objectivos da candidatura “As pessoas valem mais”: Saúde e Cidadania”.

IMG_0883 onUma das propostas diz respeito ao cartão ‘Idade Mais’, para cidadãos com mais de 75 anos. “Já foi assinado por mim e todos os candidatos a presidentes de junta um compromisso de colaboração” para a implantação deste propósito. Com este cartão, os gaienses poderão aceder a equipamentos culturais, desportivos e de lazer com descontos significativos. A candidatura pretende instituir também o ‘Provedor do cidadão com necessidades especiais”. Segundo o socialista “há entre 3500 e quatro mil deficientes em Gaia e as IPSS’s que existem não são suficientes”.

Outra aposta a desenvolver é o ‘observatório da conciliação da vida familiar com a vida profissional”. Para o candidato, este vai ser “um serviço municipal que monitoriza situações e problemas dos gaienses e que os integre e articule com outras entidades, no sentido de ‘uma família feliz’”.

No que diz respeito à saúde, as propostas passam pela criação de programas de saúde oral complementar do ‘cheque-dentista’; de combate à hipertensão e doenças cardiovasculares; promover a alimentação saudável e prática de actividades físicas e de lazer; assim como instalação de duas unidades de cuidados continuados e paliativos.

O PS quer também instalar nos primeiros 100 dias o ‘Plano Municipal de Saúde’. Com esta medida, a autarquia servirá de catalisadora de todos as entidades existentes (hospital, centros de saúde, IPSS), fiscalizando e coordenando uma rede de saúde. Depois de implantado, o plano servirá melhor e mais rapidamente os cidadãos.

Joaquim Couto aproveitou para se referir à presença “habitual” do administrador da Gaiasocial. “Quase sempre é isto que acontece. Vamos a qualquer sítio e cinco minutos depois chega o sr. Silvano Teixeira. O pior é que depois de sairmos ele coage as pessoas e questiona-as por nos terem recebido bem”, afirmou o socialista.

A tarde ficou reservada para uma visita ao Hospital Santos Silva. O candidato reuniu com a administração para saber em que situação se encontra a construção no novo centro hospitalar, bem como até que ponto é eficaz a rede entre o hospital e restantes entidades de saúde, nomeadamente os centros de saúde de Gaia. TT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s