Política

‘Obrigado Menezes a praxe está contigo’

escola superior saudeTrajados a rigor, os alunos estenderam as capas para receber Luís Filipe Menezes na inauguração da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Politécnico do Porto (ESTSPP). Bem no coração do centro histórico, este equipamento trouxe uma maior dinamização ao tradicional Lugar do Marco.

30 anos depois da concepção, o estabelecimento finalmente tem um espaço digno, “a que chamamos a nossa casa”, evidenciou a directora da escola, Maria João Cunha. Financiado totalmente pela câmara, a escola custou aos cofres da câmara cerca de 12 milhões de euros, mais o terreno com mais de sete mil metros quadrados.

Equipamentos tecnológicos e laboratórios de excelência são mais-valias que atraíram os cerca de dois mil alunos. Se, as estes factos, se juntarem as 13 licenciaturas e seis mestrados da ESTSPP, percebe-se o motivo por que a instituição recebeu o título de maior politécnico do país.

A tuna feminina deu o mote inicial e durante todo o evento empunhou cartazes de agradecimento e de satisfação com a concretização da obra. Recorde-se que o projecto – do arquitecto Pedro Balonas – foi protocolado em Setembro de 2007, entre a câmara de Gaia e Instituto Politécnico do Porto. Segundo a directora da ESTSPP, o próximo passo é retribuir a hospitalidade das gentes de Santa Marinha e “prestar serviços à comunidade”.

Apesar de estar a funcionar há alguns meses a inauguração foi atrasada. Por dois motivos, explicou Menezes. O primeiro devido à tentativa de conciliar datas para que um membro do governo estivesse presente. O segundo prende-se com a vontade da autarquia garantir os melhores acessos a todos os frequentadores da escola. No caso do governante, apesar de todos os esforços, não foi possível. Em relação às vias, nomeadamente à Circular do Centro Histórico, Menezes garante que uma parte do troço – que passava pelos terrenos da misericórdia – está já à disposição da câmara, estando agora a negociar com a REFER e a Metro do Porto os que faltam.

O edil do executivo camarário terminou salientando que “esta é uma escola que honra Vila Nova de Gaia, a Área Metropolitana do Porto e o ensino superior”. TT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s