Freguesias

Apoio camarário às freguesias

lavadourosPerto de 193 mil euros foi o valor protocolado entre a câmara de Gaia e seis juntas: Afurada, Arcozelo, Perosinho, São Félix da Marinha, Seixezelo e Valadares

Estes apoios financeiros destinam-se a facilitar a realização de pequenas obras, de acordo com o plano de actividades definido por cada junta.

“Ao longo do mandato temos levado a cabo este tipo de apoio com todas as freguesias sem excepção numa lógica de cooperação e proximidade”, revelou o vice-presidente Marco António Costa. Por isso mesmo, estas foram as primeiras a receber, mas as restantes 18 freguesias vão assinar protocolos semelhantes.

A título excepcional, a autarquia decidiu associar-se também à Paróquia de Grijó, na construção do novo Centro Social, e à Fábrica da Igreja Paroquial de Olival. “A dinâmica de acção desenvolvida por algumas instituições sociais fez com que o município se sinta na obrigação de acompanhar essa dinâmica”, revelou o autarca. No total, as duas instituições receberam um apoio financeiro no valor de 62 mil euros.

Parceria permite mais equipamentos

Marco António Costa aproveitou a cerimónia para evidenciar o trabalho de cooperação entre a câmara e as instituições nas candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Das candidaturas avançadas, 16 mereceram a aprovação do governo que comparticipa com 60% do valor total da obra. Estes projectos visam essencialmente a construção ou alargamento de equipamentos dedicados à primeira infância, aos idosos e/ou deficiência.

A autarquia cooperou nas candidaturas. Há casos em que “doou o terreno para a obra”. Noutros que “elaborou os projectos”. E outros até que “co-financiou até 40% o valor da construção já que a instituição não tem capacidade financeira para o fazer”, revelou o edil. Mas há mais: “há alguns casos em que esteve envolvida nos três processos em simultâneo”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s