Freguesia

Campeonato de Jogos de Matemática

DSC04684Mais de 350 alunos que frequentam o projecto ‘Divertir com o Saber’ participaram no ‘Campeonato de Jogos de Matemática’ realizado pelas empresas municipais Gaianima e Gaiasocial, nas instalações da EB 2/3 de Santa Marinha.

Na competição deste ano, os alunos submeteram-se a provas que passaram pela escrita, robótica, jogos tradicionais e ‘origamis’ através das quais puseram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano lectivo.

“Este projecto resulta da capacidade de juntar o trabalho de muita gente que trabalha em acção social, com especial realce para as técnicas da Gaiasocial, com a colaboração das famílias e a garantia de um diálogo permanente sobre o que interessa aos bairro sociais”, afirmou Nelson Cardoso. De resto, “desta conjugação de esforços e capacidade de diálogo resulta o progresso e o bem-estar dos jovens, que transmitem que estão bem e que é bom participar neste evento”, acrescentou.

DSC04720O administrador da Gaianima evidenciou, a propósito, a “relação boca-a-boca espantosa” que tem contribuído para a evolução deste projecto: “Os jovens entendem o valor que este projecto tem para as suas vidas e transmitem esta mensagem uns aos outros”.

Nelson Cardoso anunciou, ainda, que é intenção do município integrar outros jovens neste projecto, mesmo que não habitem os empreendimentos sociais.

O ‘Campeonato dos Jogos da Matemática’ configura o momento mais significativo do projecto ‘Divertir com o Saber’, que este ano viu duplicado o número de alunos nas salas de Matemática e alargou ao âmbito aos empreendimentos sociais do Balteiro e Lever, para além de ter introduzido a componente de Português.

‘Divertir com o Saber’ é um projecto pioneiro em Portugal e na Europa que pretende criar igualdade de oportunidades a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo. Insere-se num plano integrado de desenvolvimento local, que actua na área da intervenção social, desenvolvida nos últimos anos pela autarquia de Gaia.

Fruto de uma visão humanista e intervencionista, este projecto que conta com a Escola Superior de Educação como parceiro principal consiste no ensino lúdico da Matemática nos empreendimentos de habitação social do concelho e tem obtido resultados ímpares no aproveitamento escolar das crianças.

Proporcionar a estes alunos momentos de partilha, (re)descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na Matemática e Português, onde as crianças têm particulares dificuldades de aprendizagem autónoma e compreensão do mundo que os rodeia são os factores que fundamentam a finalidade educativa do projecto “Divertir com o Saber”, cujo acompanhamento é assumido pelas técnicas sociais da GaiaSocial.

Na competição deste ano, os alunos submeteram-se a provas que passaram pela escrita, robótica, jogos tradicionais e ‘origamis’ através das quais puseram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano lectivo.

Vencedores

1º Ano: Sermonde: Bruno Filipe Guimarães; Madalena: Delfim Alexandre Rodrigues

2º Ano: Canelas (Rosa Mota): Nelson Ricardo Alves; Vila d´Este: Beatriz Salomé Almeida Pinto

3º Ano: Arnelas: Igor Martinho Almeida Magalhães; Olival (S. Miguel): Rute Marlene Monteiro Rossio

4º Ano: Afurada: Vanessa Sofia Moura Monteiro; Valadares (Boa Nova): Mónica Alexandra Pereira Oliveira

2º Ciclo: Olival (S. Miguel): Miguel Ângelo Sousa Pereira; S. Félix da Marinha: Tatiana Alves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s