Cultura

10 dias de animação no Centro Histórico

1ª mostra artes cmg logoDança, teatro e outras artes de palco e de rua vão invadir literalmente o Centro Histórico de Gaia a partir desta quinta-feira, para 10 dias de animação gratuita no âmbito da programação “Gaia – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2009”. O evento, designado I Mostra de Artes Performativas de Gaia, apresenta espectáculos para todas as idades e da mais diversa origem artística, contando com a participação da escola de dança Ginasiano, assim como da sua companhia de dança Kale, do Teatro De Ferro, cuja actividade assenta na fusão do teatro de marionetas, movimento e multimédia, da associação cultural La Marmita, que conjuga dança-teatro e música-teatro.

Destaque para a presença do conceituado coreógrafo italiano Cláudio Stellato, entre outros artistas que se apresentarão ao público durante as 10 noites. O vasto programa propõe um roteiro diário diversificado, com actividades nos vários equipamentos e locais do Centro Histórico, indo ao encontro de uma crescente política de animação cultural e revitalização da parte mais antiga da cidade, hoje em dia um importante pólo turístico do Norte.

Esta mostra decorre de 9 a 18 de Julho e estará dispersa por vários palcos, desde as ruas do Centro Histórico até às salas e espaços daquelas companhias, situadas na zona, passando pelo Largo do Convento Corpus Christi, mesmo em frente ao Cais de Gaia. Além da animação em si, a iniciativa pretende promover formas experimentais da criação performativa contemporânea e, simultaneamente, dar a conhecer alguns projectos já cimentados e sediados em Gaia nessa vertente da criação artística.

No caso específico dos espectáculos de rua, a I Mostra de Artes Performativas aposta na ida directa ao encontro do público para surpreender e chamar a atenção sobre o que se passa em diferentes locais, bem como sobre a própria “Capital da Cultura” que decorre até final de Agosto. A sua programação contempla iniciativas em áreas variadas como a literatura infanto-juvenil, as artes plásticas, a música pop-rock e clássica, debates e, entre outros, feira do livro, na maioria de acesso livre. Conheça o programa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s