Cultura

‘Eixo Rap’ mostra o som de Portugal e Galiza

A música Rap tem em Julho um festival de dois dias com acesso gratuito que leva bandas luso-galaicas a integrar o programa ‘Gaia – Capital da Cultura do Eixo Atlântico’.

mind_da_gapJovens urbanos do Norte e da Galiza vão sentir mais as suas afinidades ao longo do ‘Eixo Rap – sem fronteiras’, festival com a duração de dois dias que decorre a 3 e 4 de Julho, inserido no programa ‘Gaia – Capital da Cultura do Eixo Atlântico’.

De acesso livre, o “Eixo Rap – sem fronteiras” foca assim na tendência musical com particular atracção das camadas jovens e decorrerá na Alameda do Senhor da Pedra, em Gulpilhares, a partir das 18h00 de ambos os dias

O festival conta com a participação de várias bandas da Galiza e do Norte de Portugal, algumas das quais fizeram já chegar além-fronteiras as suas músicas de intervenção e se tornaram bem conhecidas na cena hip hop.

Dia 3 de Julho: tem como cabeças-de-cartaz os portugueses Dealema e os galegos Puto Coke, mas o programa integra também Syzygy, Paniko en las Calles, Nelassasin, Dr. Valda e Seilaesencia.

Dia 4 de Julho: os portugueses Mind Da Gap e os galegos Woyza lideram um conjunto de bandas de que fazem também parte os Império do Norte, Kaiko Sama vs Lcesar, Track Eterno, 040 e Drumdrama.

O Rap (do inglês, Rhythm And Poetry) valoriza a letra sobre a música e é actualmente uma das mais fortes referências da juventude, reflectindo preocupações político-sociais, sobre a violência, sexo e drogas, entre outras.

Com origem na Jamaica nos anos 60, foi levado na década seguinte para os EUA e desenvolveu-se como elemento da cultura hip hop, disseminando-se em termos de classes sociais e também a nível mundial.

Sobre a base do festival “Eixo Rap”, as actuações irão acompanhar as performances dos músicos e servir de ponte que leve também além do estereótipo um género musical já com muita expressão no Noroeste Peninsular.

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s